19 abril 2021
19 abril 2021,
 0

.

.

REGINALDO PUPO | SÃO FRANCISCO XAVIER (SP)


@reginaldo_pupo

Chalé Cecília Meireles, charme, sofisticação e simplicidade em um mesmo ambiente | Jéssica Aquino / Travel for Life

Ofurô do chalé Cecília Meireles. Relaxamento com visual da Serra da Mantiqueira | Jéssica Aquino / Travel for Life

Em um lugar mágico, cercado pela natureza, está uma pousada perfeita para quem busca tranquilidade, relaxamento e o distanciamento social que o momento exige. A Pousada Quintal da Prosa, localizada no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP), está em uma propriedade de 1,5 alqueire, cercada pelo verde exuberante da Serra da Mantiqueira.

São apenas quatro chalés, que mesclam o luxo com o rústico, e que proporcionam momentos de relaxamento, meditação, leitura e bem-estar. Três deles têm vista para a serra. São duas habitações de luxo (equipadas com ofurô), um apartamento luxo com banheira e um apartamento adaptado.

Pousada está em um lugar cercado pela natureza | Jéssica Aquino / Travel for Life

A Quintal da Prosa tem extensa área externa, onde é possível fazer caminhadas ou até mesmo piquenique no vasto gramado | Jéssica Aquino / Travel for Life

As unidades recebem nomes de famosos escritores brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Mário Quintana. As homenagens ocorreram quando o distrito realizava um famoso e importante festival literário. O evento foi descontinuado há seis anos, mas as homenagens continuam.

Os chalés Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, de 55m2 e pé direito alto, são equipados com cama de casal king size, sala de estar com um confortável sofá repleto de almofadas fofas, lareira, ofurô com vista privilegiada da serra, mesinha para refeições e closed. Uma TV em 360º permite ao hóspede assistir a filmes e séries na cama, no ofurô ou na sala de estar.

O banheiro está situado em um setor exclusivo do chalé e é separado do local do banho. Aliás, a ducha de alta pressão auxilia no relaxamento do corpo.

Para não precisar pegar a estrada em busca de restaurantes, os chalés possuem cozinha equipada com forno microondas, cafeteira, frigobar e utensílios como copos, xícaras, pratos e talheres. Acoplada à cozinha uma pequena mesa também permite que as refeições sejam feitas ali.

LEIA TAMBÉM:

 

Descubra São Francisco Xavier (SP) e encante-se com suas belezas naturais

Os hóspedes também poderão visitar o pomar e a horta do Quintal da Prosa | Jéssica Aquino / Travel for Life

De fácil acesso, trilha tem cerca de 600 metros, contorna a propriedade e pode ser feita entre 10 a 15 minutos | Jéssica Aquino / Travel for Life

Além das hospedagens com chalés confortáveis e relaxantes, a Pousada Quintal da Prosa possui uma extensa área externa, onde é possível fazer caminhadas ou até mesmo realizar piquenique no vasto gramado. O lugar possui centenas de árvores de diversas espécies, que muitas vezes são utilizadas pelo staff para oferecer aos hóspedes um saboroso café ao cair da tarde.

Os hóspedes também poderão visitar o pomar e a horta do Quintal da Prosa, de onde são retirados insumos fresquinhos e orgânicos para o preparo do café da manhã. Laranjas e limões, por exemplo, podem ser retirados dos pés para serem degustados.

Na casa sede é possível apreciar um vinho da adega própria da pousada e papear com os amigos. O espaço possui uma lareira, providencial para os dias frios que vêm por aí. Por onde se olha, há objetos de decoração de extremo bom gosto.

Após o desjejum, faça a trilha existente na pousada. De fácil acesso, o percurso de cerca de 600 metros, que contorna a propriedade, pode ser feito entre 10 a 15 minutos. Para quem gosta de um contato direto com a natureza, a trilha é perfeita, pois possibilita ao hóspede respirar ar puro, se deparar com dezenas de espécies de pássaros e revigorar a alma com o som das águas do Rio Manso, que acompanha a trilha.

.

Café da manhã é um capítulo à parte

.

Sandra Ceruks, barista e proprietária do Joarez Café, localizado na Pousada Quintal da Prosa | Jéssica Aquino / Travel for Life

Café da manhã servido no Quintal da Prosa | Jéssica Aquino / Travel for Life

As mesas estão dispostas em uma área externa da casa sede, respeitando o distanciamento | Jéssica Aquino / Travel for Life

Um dos momentos mais esperados por hóspedes de todo o mundo é o café da manhã. Tido por muitos como a principal refeição do dia, ao menos na Pousada Quintal da Prosa, o dia começará perfeito!

A mesa é farta: pães, queijos, geleias, frutas frescas, iogurte, cereais, pamonha, bolos, sucos (inclusive suco verde), pães de queijo, bolinhas de queijo, tortas de frango, quiches de alho poró, ovos mexidos e itens de confeitaria. A maioria dos itens não possui glúten ou conservantes e é servida devidamente embalada. É possível observar os cuidados com a higiene. Os itens do café da manhã são diferentes, diariamente.

As mesas estão dispostas em uma área externa da casa sede, respeitando o distanciamento. O local, inclusive, proporciona aos hóspedes a oportunidade de tomar o café da manhã de frente para a natureza. Ideal para os amantes do birdwatching.

A pousada adota todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, com aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel nas dependências e exigência do uso de máscaras.

Joarez Arte Café

Depois de um dia intenso de passeios às cachoeiras, ao simpático centrinho e após almoçar em algum restaurante do distrito, a boa pedida para o fim de tarde é degustar um bom café. Anexo à pousada funciona o Joarez Arte e Café. Como o próprio nome sugere, é um ambiente que reúne os amantes da bebida e que também apreciam a boa arte.

Os cafés servidos pela casa são provenientes de uma região localizada no Sul de Minas famosa por produzir grãos de qualidade. No Joarez, os cafés especiais vêm das cidades de Cristina, Carmo de Minas e São Lourenço. Mas há produtos da vizinha cidade de Monteiro Lobato.

“São cafés especiais que variam entre 85 e 87 pontos, cuja colheita dos grãos é feita quase manualmente, alguns com torra específica”, explica a proprietária Sandra Ceruks, que faz questão de atender os clientes, dando dicas e informando sobre as características dos produtos que vende.

Os amantes do café irão se encantar com a variedade do produto e os mais diversos sabores da bebida, que vão desde os mais suaves até os mais encorpados. A casa realiza seis tipos de extração de cafés. Uma delas é a Prensa Francesa.

O hóspede pode acompanhar todo o processo, desde o peso dos grãos, que são moídos na hora e que exigem uma moagem grossa, até seu ciclo final, quando a bebida vai parar nas lindas xícaras que a casa disponibiliza para que o hóspede ou público em geral possa degustar.

.

SERVIÇO | POUSADA QUINTAL DA PROSA

Endereço: Estrada do Rio Manso, 2317 | São Francisco Xavier | São José dos Campos (SP)

Informações: https://www.quintaldaprosa.com/

Telefone: (12) 9-8804-0823 | (12) 9-9727-3778

Email: quintaldaprosa@gmail.com

Instagram: @pousadaquintaldaprosa

Obs: Aceita crianças e pets (sob condições)

.

VEJA GALERIA DE FOTOS DA POUSADA QUINTAL DA PROSA

Fotos de Jéssica Aquino | Travel for Life

.

 

.

.

.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *