19 março 2020
19 março 2020,
 0

INSTAGRAM: travelforlifebr | FACEBOOK: travelforlifebr | TWITTER: travelforlifebr

 

REGINALDO PUPO | Enviado Especial a São Francisco Xavier (SP)


O distrito de São Francisco Xavier, localizado na cidade de São José dos Campos (SP), parece que parou no tempo | Cláudio Vieira / PMSJC

Igreja Matriz de São Francisco Xavier, localizada na praça do coreto. Cartão postal que atrai turistas dos estados de SP e MG | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Aos finais de semana a praça da Igreja Matriz é tomada por turistas e moradores de todas as tribos, que se reúnem para curtição | Cláudio Vieira / PMSJC

Cachoeira Pedro David, uma das mais belas do distrito, com entrada franca | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Devido à sua exuberante natureza, São Francisco Xavier também é um destino muito procurado para os amantes do Birdwachting, avistamento de pássaros | Cláudio Vieira / PMSJC

SFX tem cenário paradisíaco de tirar o fôlego | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Praça da Igreja Matriz | Jéssica Aquino / Travel for Life

São Francisco Xavier é um daqueles lugarejos perfeitos para quem busca momentos de paz e tranquilidade para fugir do estresse diário e do caos dos grandes centros urbanos. Localizado na megalópole São José dos Campos (a 111km de Santo André), o distrito está encravado na Serra da Mantiqueira, em meio à exuberante natureza, às várias cachoeiras, rios e à fauna e flora riquíssimas.
É até difícil imaginar que todo esse cenário rural e bucólico, com tanta natureza, onde parece que o tempo simplesmente parou, está situado em uma cidade que é o maior polo tecnológico do país, onde fica a sede do CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), da Embraer, da General Motors, e de tantas outras multinacionais. E São Francisco Xavier fica a 50km de São José dos Campos.
O distrito ainda preserva a cultura típica caipira e seu ar bucólico faz lembrar o Sul de Minas Gerais, que fica a menos de 40km dali. Por esse motivo, é possível encontrar moradores cavalgando pelas estreitas ruas usando o típico chapéu de boiadeiro. Tudo ali remete ao romantismo. Não por acaso, o lugar serve de refúgio para casais.
No entorno da Praça Cônego Antônio Manzi, onde está localizada a Igreja Matriz, concentra-se a maior parte dos restaurantes, pizzarias, barzinhos, cafeterias, cervejarias, docerias e lojinhas de artesanato. Uma boa dica para quem gosta de caminhar e explorar cada lojinha e deixar o carro estacionado na praça.
Principais atrativos
As cachoeiras são alguns dos principais atrativos turísticos de São Xico. Parte delas, porém, está localizada em propriedades particulares, como pousadas. As visitas nesses locais são monitoradas e o turista paga uma pequena taxa, que varia de acordo com os estabelecimentos.
Se você não está disposto a rodar quilômetros em estrada de terra para curtir um banho refrescante, visite a Cachoeira Pedro David, que está distante a apenas 2,5km do centro, na estrada que vai para Monte Verde (MG). A trilha de poucos metros que leva até o lugar é bem sinalizada, de fácil acesso e não há necessidade de guia.
Uma ponte leva até a outra extremidade das pedras, de onde é possível ver a maior queda d´água do conjunto, de aproximadamente 15 metros de altura. Na entrada há banheiros e até uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. É bom observar as placas de sinalização, que informam sobre os locais de perigo.
O Mirante da Pedra de São Francisco, também conhecido como Pedra do Porquinho, também é outro atrativo do distrito bem disputado, especialmente no inverno. Embora também esteja localizada em propriedade particular, não há custo para a visitação.
O atrativo está a 15 quilômetros do centro do distrito, porém, a entrada se dá pela cidade vizinha de Monteiro Lobato e o acesso é feito de carro por uma estrada de terra e uma pequena caminhada a pé até o topo da colina. Como recompensa, os aventureiros poderão desfrutar de uma linda vista panorâmica da cidade de São José dos Campos.
O local é muito bem cuidado, com área de estacionamento, pastagem bem rasteira (caminho até o mirante) e uma pequena lanchonete. O passeio contempla pessoas de todas as idades.
Além da vista deslumbrante, principalmente com o pôr do sol, as “atrações” são as duas pedras com escadas para acessar o cume, de onde amplia-se a vista. Embaixo da Pedra de São Francisco, em uma pequena gruta, está a imagem de São Francisco de Assis. com sua principal oração.
O Mirante da Pedra de São Francisco também é rota dos aventureiros de bike, sendo um grande desafio conseguir chegar ao mirante pedalando. Na volta, o passeio se completa com o “downhill” (descida de bike) por um longo percurso.
.

.

Villa K2 tem gastronomia saborosa e refinada

.

São Francisco Xavier tem uma variedade de restaurantes com opções deliciosas para todos os gostos. Vários deles mesclam a cozinha contemporânea com a culinária típica da Mantiqueira. Há desde casas mais simples, mas com comida saborosa, até os mais sofisticados para o lugar.

.

Um dos pratos do K2 Restaurante Bar, localizado no centro de São Francisco Xavier | Jéssica Aquino / Travel for Life

O cardápio do K2 é recheado de opções de carnes, que são preparadas de diferentes maneiras | Jéssica Aquino / Travel for Life

Dadinhos de tapioca é uma das opções de entradinhas do cardápio, que também tem outras gostosuras | Jéssica Aquino / Travel for Life

O restaurante conta com três ambientes, sendo o salão principal, amplo e com um armazém integrado | Jéssica Aquino /Travel for Life

Fachada do K2, em frente à Igreja São Sebastião | Reginaldo Pupo / Travel for Life

É o caso do Villa K2 Restaurante Bar, localizado bem no centro do distrito, em frente à Igreja de São Sebastião. O ambiente é agradável e acolhedor e tem um atendimento primoroso.
Aliás, uma das sócias, Cacá Borgonovi, atende pessoalmente os clientes que aguardam ansiosamente em suas mesas o momento para degustar as maravilhas do cardápio, elaborado pela outra sócia, Cláudia Matos. O nome do restaurante, K2, é uma alusão à fonética da primeira letra do nome das duas sócias.
O restaurante conta com três ambientes, sendo o salão principal, amplo e com um armazém integrado; também um corredor com mesinhas dispostas, teto de vidro para aproveitamento da luz natural, e um terraço florido com vista panorâmica para as montanhas, ideal para casais.
No andar superior, um mezanino bastante confortável e aconchegante é utilizado para a realização de festas, pequenos eventos e até para cinema.
Cardápio
O cardápio do Villa K2 tem uma variedade de opções de entradinhas, sanduíches (servidos após às 18h), saladas da própria horta, sopas, massas artesanais, pratos veganos, carnes, peixes e sobremesas.
Entre as opções de entradas estão bolinhos de bacalhau, croquetes de carne, empada aberta de queijo, dadinhos de tapioca, pasteizinhos, queijo brie no réchaud com geleia de tomate com pimenta, calabresa e pão, entre outras delícias.
Antes de pedir seu prato principal, experimente algumas das opções de saladas, com itens produzidos na própria horta do restaurante, que também produz os temperos que dão aquele sabor especial às iguarias preparadas pelo K2.
Penne al Limone, Spaguetti ao molho de tomate, ao ragu de Fraldinha e carbonara são algumas das opções de massas artesanais, assim como agnolotti, capelacci, capellone e capeletti.
O cardápio do K2 é recheado de opções de carnes, que são preparadas de diferentes maneiras. Destaque para o Rosbife de Filé Mignon, acompanhado por molho gorgonzola, legumes e arroz; ou ao molho mostarda e fritas ou ainda ao molho polvre, purê de batata e mini salada de rúcula.
Se você preferir uma carne mais saudável, opte pelo filé de frango grelhado, molho de shimeji e purê de batata ou grelhado ao molho curry, brócolis e cenoura. Um destaque para o Cordeiro das Arábias (pernil de cordeiro com arroz de aletria).
De acordo com Cacá Borgonovi, o Villa K2 Restaurante valoriza os produtores artesanais locais ao adquirir os insumos utilizados nos pratos. “Em nosso empório há produtos exclusivamente nacionais, de diversas regiões do país, mas também de produtores da nossa região, com é o caso de algumas cervejas artesanais de São Francisco Xavier”.
.

SERVIÇO | K2 RESTAURANTE BAR

Endereço: Largo São Sebastião, 37 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 3926-1631

Informações: https://business.google.com/website/villa-k2-restaurante-bar

.

Chef Lucas Gonçalves “abusa” da criatividade

à frente do Artesão Restaurante 

.

O Artesão Restaurante também produz massas artesanais que são uma delícia! | Jéssica Aquino / Travel for Life

Às segundas-feiras sai o cardápio de refeições e entra o cardápio de pizzas | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bruschetta do Artesão. É saborosa e desmancha na boca. Produzida com pão de fermentação natural com creme de queijos | Jéssica Aquino / Travel for Life

Entrada do simpático Artesão Restaurante, com clima harmonioso e intimista | Jéssica Aquino / Travel for Life

No entorno da Praça Cônego Antônio Manzi, onde fica a Igreja Matriz, está o Artesão Restaurante e Pizzaria, que também tem seu cardápio focado em produtos regionais da Mantiqueira.
Alguns dos pratos e saladas são produzidos com temperos e hortaliças da própria horta, colhidas cuidadosamente pelo Chef Lucas Gonçalves, que está à frente da casa há dois anos no endereço atual, mas que já coleciona 15 primaveras no distrito. Na salada completa vão folhas verdes, ervas, PANCs, vinagrete do Artesão, legumes ralados, palmito e queijo coalho grelhado regado com mel nativo.  A salada simples mescla folhas, legumes ralados e vinagrete do artesão.
Antes de pedir seu prato principal, experiente a Bruschetta do Artesão. É saborosa e desmancha na boca, pois é produzida com pão de fermentação natural com creme de queijos, rúcula e tomate em confit. Entre as opções de petiscos também estão batata frita, torresmo pururuca, linguiça de Bragança, calabresa acebolada, isca de filé de truta frita, filé mignon aperitivo, isca de filé de tilápia à milanesa, costelinha ao barbecue e fritas, além de picanha aperitivo.
Massas artesanais e pizzas
O Artesão Restaurante também produz massas artesanais que são uma delícia! O fettuccine acompanha molho quatro queijos ou tomate frescos. Entre as opções estão o papardelle à bolonhesa, o Agnolotti Lembrança do Chef (recheio de ricota de São Francisco Xavier com nozes e mel nativo ao molho bechamel) e o Agnolotti ao Braseado (com recheio de presunto e queijo no molho de tomates frescos e picanha braseada).
O interessante é que a casa oferece as massas congeladas, para que o cliente possa prepará-las em casa juntamente com a família. De quebra, ainda ganha dicas do chef sobre como prepará-las.
O outono que se aproxima é sinônimo de noites mais frias. Para espantar o friozinho típico da estação o Artesão Restaurante oferece caldinhos. Experimente o Bambá de Couve com Linguiça, uma sopa típica da cozinha caipira com base de mingau de fubá de milho, linguiça, couve e ovos. Ou peça um creme de mandioquinha, caldo de feijão com torresmo ou creme de cebola.
O chef capricha na apresentação dos pratos e abusa (ainda bem!) da criatividade. Um exemplo é o Agnolotti do Chef, feito com massa recheada com camembert na manteiga de sálvia, sobre escalope de filé mignon e molho de shitake. Simplesmente irresistível!
Diariamente há opções de pratos diferentes, com três tempos (salada, prato principal e sobremesa). Às segundas-feiras sai o cardápio de refeições e entra o cardápio de pizzas, com opções de recheios doces também.
O ambiente é simples e super agradável e as atendentes são simpáticas, sempre atentas a qualquer solicitação dos clientes.

.

SERVIÇO | ARTESÃO RESTAURANTE E PIZZARIA

Endereço: Rua Ezequiel Alves Graciano, 121 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 9-9716-1112

Informações: www.facebook.com/oartesaosfx

.

Pesque o peixe e deguste-o na hora,

fresquinho, no Pesqueiro Pantanal

.

O filé de tilápia frito é servido com arroz, feijão, salada e um acompanhamento | Reginaldo Pupo / Travel for Life

No Pesqueiro Pantanal, o visitante tem a oportunidade de saborear peixes realmente frescos, já que a casa mantém um criadouro de diversas espécies | Jéssica Aquino / Travel for Life

A pescaria inclui varas de bambu e iscas. O valor é de R$ 20,00 e o cliente pode permanecer no pesqueiro o tempo que desejar | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Não há nenhum lugar no mundo onde pode-se degustar um peixe realmente fresco, que não seja em um pesqueiro.  Muitos restaurantes espalhados pelo país vendem peixes tidos como “frescos”, mas que estão congelados há semanas, muitas vezes, há meses em um freezer. Sem contar que o produto, em muitos casos, são adquiridos na Ceagesp, em São Paulo.
No Pesqueiro Pantanal, o visitante tem a oportunidade de saborear peixes realmente frescos, já que a casa mantém um criadouro de diversas espécies e 10 lagos em sua propriedade, que são usados para engorda, criação e pesca.
A tilápia é o carro-chefe do restaurante e é pedida pelos clientes como acompanhamento de refeições, que servem bem duas pessoas, ou para porções. O filé de tilápia frito é servido com arroz, feijão, salada e um acompanhamento do dia. Experimente também o filé de truta grelhado, que pode ser servido com cebola ou alcaparras ou champignon.
A casa também oferece filé de frango com cebola e carne de porco, servida em pedaços de perfil cozinho e frito com cebola. O cardápio ainda tem moqueca, truta ao molho branco e frango caipira, As refeições são servidas até às 16h.
Para quem prefere apenas beliscar, o menu de porções contém filé de tilápia frito, filé de truta grelhado, tilápia em postas com espinha, costela de tambaqui, lambari, sashimi de tilápia e de truta, além de batata, polenta e mandioca fritas. Completam o cardápio de porções o bolinho de bacalhau, calabresa, carne de porco, filé de frango, truta defumada e patê de truta defumada. Sucos, refrigerantes, cervejas artesanais, caipirinha, vinhos e energéticos podem ser pedidos para acompanhamento.
Uma dica é visitar o lugar às quintas-feiras, quando é feito o abate dos peixes. Aos domingos há filas de espera, então, o ideal é chegar mais cedo.
Quem preferir pescar ali mesmo poderá levar para casa tilápias, pacus e matrinxãs, por R$ 15,00 o quilo. Já peixes mais nobres, como pintado e dourado, saem por R$ 35,00 o quilo. A pescaria inclui varas de bambu e iscas. O valor é de R$ 20,00 e o cliente pode permanecer no pesqueiro o tempo que desejar. Mas parte dos “pescadores” acaba praticando a pesca esportiva, soltando os peixes no lago.
.

SERVIÇO | PESQUEIRO PANTANAL

Endereço: Estrada Vereador Pedro David, 15100, São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 3797-6895

Informações: www.pesqueiropantanalsfx.com.br

.

Casa da Bella SFX oferece uma verdadeira experiência

gastronômica ao som de cachoeiras e em meio à natureza

.

Tudo é muito bem organizado e ela pensa em todos os detalhes, até mesmo na disposição dos pratos e talheres | Jéssica Aquino / Travel for Life

Experiência dá direito a entradinhas, prato principal e sobremesa. O visitante pode levar vinho e não é cobrada taxa de rolha | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Um dos carros-chefes é o ravioli com um generoso recheio de muçarela | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Já pensou em almoçar em meio à natureza, ao som do canto dos pássaros e de uma cachoeira passando a poucos metros das mesas? Esse cenário encantador existe e está localizado na estrada municipal Santa Bárbara, a cerca de dois quilômetros do centrinho de São Francisco Xavier.
Ninguém imagina que em uma casa simples, de cor azul, situada na segunda travessa da estrada, são produzidas maravilhosas iguarias preparadas pela publicitária Lygia Montecchio, que inaugurou ali, há 11 meses, a Casa da Bella SFX.
Cozinheira de coração, como se define, Lygia conta que gosta de acolher as pessoas que a visitam para experimentar seu enxuto cardápio, que tem opções de massas artesanais produzidas por ela, que aprendeu apenas observando sua mãe cozinhar.
Ao lado da casa, em meio à mata nativa da Mantiqueira, Lygia disponibiliza em uma estrutura coberta duas mesas, que juntas têm capacidade para até 10 pessoas. Não há cardápio. Apesar da simplicidade do lugar, tudo é muito bem organizado e ela pensa em todos os detalhes, até mesmo na disposição dos pratos e talheres.
Seria até um desperdício não vermos a Lygia comandando um restaurante para oferecer aos seus clientes todo o seu know how gastronômico. Mas para nossa felicidade, ela prefere atender em casa, proporcionando verdadeira experiência gastronômica, que certamente seus clientes não teriam em um restaurante.
Como ela não usa cardápio, os clientes recebem sugestões de Lygia. Um dos carros-chefes é o ravioli com um generoso recheio de muçarela. A massa é saborosa, ao dente, e vem com molho sem acidez. Tudo muito bem temperado, no ponto certo.
O valor da experiência, independentemente de qual prato o cliente escolher, é de R$ 75,00 por pessoa, com bebidas à parte. Toda essa experiência dá direito a entradinhas, prato principal e sobremesa. O visitante pode levar vinho e não é cobrada taxa de rolha. Os horários de atendimento são de 12h às 17h aos sábados e domingos. Mas a casa pode receber grupos de amigos ou familiares durante a semana, sob reserva.
.

SERVIÇO | CASA DA BELLA SFX

Endereço: Estrada Santa Bárbara, 2ª Travessa, 10 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (11) 9-7576-8698

Informações: www.facebook.com/casadabellasfx

.

Hambúrgueres e cervejarias artesanais na Neo Burguer

.

A Neo Burguer & Co, localizada no centrinho de São Xico, tem uma variedade de hambúrgueres, com criações próprias | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Para acompanhar todas essas delícias, a casa possui uma carta com mais de 50 opções de cervejas artesanais | Jéssica Aquino / Travel for Life

Sabe aquele dia que você não está com aquela fome suficiente para encarar um almoço ou jantar, mas que um lanche cairia bem? Ao final da tarde ou início da noite, um hambúrguer pode ser uma boa pedida. Acompanhado de uma cervejinha artesanal, melhor ainda.
A Neo Burguer & Co, localizada no centrinho de São Xico, tem uma variedade de hambúrgueres, com criações próprias, que vão do clássico ao vegano. Mas até a versão clássica vem com recheios incomuns, como cheddar inglês, picles e bacon, que tornam os lanches ainda mais saborosos e generosos no tamanho.
Experimente o Neo, com pão brioche, hambúrguer, queijo de cabra, shitake, rúcula, crocante de bacon e maionese de ervas. O Da Casa é preparado com pão brioche, hambúrguer, cheddar inglês, alface, onion rings, bacon e maionese de ervas. No cardápio ainda há o hambúrguer do Puleiro, da Roça, Jack Bacon, do Peixe, Azulão, da França, da Itália e o kids.
Para acompanhar todas essas delícias, a casa possui uma carta com mais de 50 opções de cervejas artesanais, inclusive uma da casa, a Neo Magia.
O ambiente da Neo Burguer & Co é agradável, aconchegante e com uma iluminação intimista. Há mesinhas no salão ou a opção em sentar em banquetas para uma janela-balcão bem espaçosa para quem quiser observar o burburinho do local aos finais de semana e feriados prolongados.
.

SERVIÇO | NEO BURGUER & CO

Endereço: Rua 15 de Novembro, 102 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 3926-1357

Informações: www.facebook.com/neoburgersfx

.

Aprecie as maravilhosas guloseimas da

Doces da Carol  sem peso na consciência

.

 

Para dar conta do recado, Carol conta com o apoio de toda a sua família: o marido Bruno e dos filhos Helena e Guilherme | Jéssica Aquino / Travel for Life

Doces da Carol funciona ao lado da Igreja Matriz, em um chalezinho de madeira bem harmonioso, aconchegante e decorado | Jéssica Aquino / Travel for Life

Chocolates, bolos e brigadeiros fazem a alegria de quem não deixa de degustar essas iguarias feitas no próprio local | Jéssica Aquino / Travel for Life

Após apreciar a gastronomia de São Francisco Xavier, guarde aquele espacinho que sobrou no estômago para conhecer e experimentar as maravilhosas guloseimas preparadas pela Doces da Carol, que funciona ao lado da Igreja Matriz, em um chalezinho de madeira bem harmonioso, aconchegante e decorado.
Chocolates, bolos e brigadeiros fazem a alegria de quem não deixa de degustar essas iguarias, que são fabricadas no próprio local pelas mãos hábeis de Carolina Maria Bertozo Passado Vaz, que começou ainda na adolescência vendendo trufas na escola e já produzia bolos para a família e também sob encomenda.
Aos finais de semana as mesinhas internas e externas são bem disputadas.
Para dar conta do recado, Carol conta com o apoio de toda a sua família: o marido Bruno e dos filhos Helena e Guilherme.
A pequena Aline, de apenas quatro meses, já vinha “aprendendo” na barriga da mãe como se faz um doce gostoso, saboroso, que desce macio e não enjoa. Carolina, inclusive, acredita que o bebê será uma boleira de mão cheia.
A família deixou o agitado ABC Paulista para viver diante da natureza em São Francisco Xavier, onde chegaram em 2016. Desde 2018 estão com a Doces da Carol ao lado da Igreja Matriz.
Helena, de 9 anos, consegue com todo cuidado e destreza equilibrar as bandejas com cafés e chocolates quentes que vão direto para a mesa dos clientes. Apesar de muito nova, é bem educada e simpática.
Lembranças
No local há venda de presentinhos, lembrancinhas, artesanatos, além de do Mel São Xico. Alguns quadros espalhados pela lojinha expõem mensagens positivas e motivacionais para a vida.
É um lugar ideal para tomar um cafezinho ou choclate quente com amigos ou familiares e jogar conversa fora.
A Doces da Carol funciona de quarta a sábado, das 11h às 18h.
.

SERVIÇO | DOCES DA CAROL

Endereço: Praça Cônego Antônio Manzi, 138 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (11) 9-9991-9161

Informações: www.facebook.com/Doces-DaCarol

.

.

Pousadas ecológicas oferecem hospedagens em meio

a cachoeiras e vista panorâmica da Serra da Mantiqueira

.

Apesar de ser um distrito, São Francisco Xavier possui uma boa infraestrutura hoteleira, que reúne pousadas simples e até as mais sofisticadas. Em comum, grande parte delas possui cachoeiras e trilhas em seus espaços, que são abertos também para visitação pública. São meios de hospedagens voltados ao relaxamento, ao descanso, bem-estar, tudo em contato direto com a natureza.
.

Os chalés da Vila Santa Bárbara, em estilo alpino, são espaçosos e distantes uns dos outros, proporcionando maior privacidade | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Um dos chalés da pousada Vila Santa Bárbara | Jéssica Aquino / Travel for Life

Para lua de mel, a Vila Santa Bárbara realiza a ambientação dos chalés para a celebração da grande noite | Jéssica Aquino / Travel for Life

A poucos metros das acomodações, a Reserva Ambiental Santa Bárbara proporciona aos hóspedes momentos de relaxing | Jéssica Aquino / Travel for Life

A pousada Vila Santa Bárbara, por exemplo, possui uma trilha que dá acesso ao rio de mesmo nome, que passa no interior da propriedade. Em alguns dos chalés é possível relaxar ao som das corredeiras, o que proporciona uma noite de sono bem revigorante. Das janelas ou da varanda dos chalés é possível observar uma infinidade de espécies de aves e muito verde. Perfeito para os amantes do birdwatching.
A poucos metros das acomodações, a Reserva Ambiental Santa Bárbara proporciona aos hóspedes momentos de relaxing, em bangalôs estrategicamente posicionados ao lado do rio, com uma cama que acomoda com folga um casal. É para esquecer da vida. Mas para quem tem espírito aventureiro pode desbravar uma trilha, dentro da pousada, de 2,5km de extensão, que pode ser percorrida em duas horas.
Um pequeno lago localizado neste espaço mantém uma estrutura perfeita para os hóspedes que se interessam em receber massagens, em total conexão com a natureza. Redes espalhadas por algumas árvores são um convite irresistível ao descanso. Em dias de intenso calor, o que não é tão comum no distrito, a piscina de água natural está ali, de braços abertos para receber os hóspedes.
Os chalés da Vila Santa Bárbara, em estilo alpino e que têm 40m², são espaçosos e distantes uns dos outros, proporcionando maior privacidade. Eles são equipados com lareira, ventilador, cama queen size, ducha a gás, secador de cabelos, aquecimento de ambiente a óleo, estacionamento privativo para cada chalé, banheira, frigobar, wi-fi e TV LCD por assinatura e varanda com rede com vista para as montanhas.
A pousada também conta com um restaurante, que tem ambiente rústico, confortável e acolhedor. Desta forma, não há necessidade de sair deste paraíso para jantar fora.
Para momentos especiais, como lua de mel, a Vila Santa Bárbara realiza a ambientação dos chalés para a celebração da grande noite. Como serviços opcionais estão passeios a cavalo, trilha pela Reserva Santa Bárbara com guias credenciados.
.

SERVIÇO | POUSADA VILA SANTA BÁRBARA

Endereço: Estrada Santa Bárbara, 4942 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 3926-1190

Informações: www.vilasantabarbara.com.br

.

Portal do Equilibrium é um “paraíso nas alturas”

e ideal para desconectar-se do mundo

.

As suítes master possuem ofurô especialmente preparado com banhos aromáticos relaxantes, além de camas  king-size | Reginaldo Pupo / Travel for Life

O Portal do Equilibrium tem uma área de 700.000m² e está a cerca de 7km do centro de São Francisco Xavier | Jéssica Aquino / Travel for Life

O Portal do Equilibrium possui um restaurante com uma vista indescritível para a Serra da Mantiqueira | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Os jantares a luz de velas são disputados pelos casais, que podem degustar massas, carnes e fondues (foto abaixo) | Jéssica Aquino / Travel for Life

Para o jantar, os hóspedes podem escolher algumas opções de um cardápio previamente elaborado com horário agendado | Jéssica Aquino / Travel for Life

Redário para descansar e se desplugar do mundo | Jéssica Aquino / Travel for Life

Outra pousada que proporciona aos hóspedes uma verdadeira imersão à natureza é o Portal do Equilibrium. Situada em um dos pontos mais altos de São Francisco Xavier, a 1.100 metros de altitude, as acomodações ficam, literalmente, acima das nuvens.
A natureza está presente em todo lugar. Até mesmo nos nomes das suítes, como Flores do Portal e Cheiros da Horta, por exemplo. Todas têm uma vista deslumbrante e de tirar o fôlego para a Serra da Mantiqueira. Um lugar perfeito para desconectar-se do mundo exterior para buscar o seu “eu” interior.
Todos os ambientes da pousada são cuidadosamente caprichados, com decoração de extremo bom gosto e tudo supervisionado pela proprietária Márcia Vero, que cuida de cada detalhe e circula pelo salão do café da manhã para conversar com cada um dos hóspedes para saber como está sendo a experiência de hospedagem entre eles.
As suítes master possuem ofurô especialmente preparado com banhos aromáticos relaxantes, além de camas  king-size e todo o conforto com lareira, ar-condicionado, banheiros com duchas duplas, aquecimento central e serviço de quarto.
Contato com a natureza
O Portal do Equilibrium tem uma área de 700.000m² e está a cerca de 7km do centro de São Francisco Xavier. O Espaço Adventure induz o hóspede a se reconectar com a natureza, ampliando sua consciência ecológica por meio das vivências oferecidas em sua Trilha das Grutas e Tirolesa de dois estágios.
Para chegar ao local da tirolesa, é necessário caminhar por alguns minutos pelo acesso ao heliponto. Pelo caminho, o hóspede encontra animais típicos da região e uma infinidade de limoeiros, abacateiros, laranjeiras, goiabeiras, entre outras árvores frutíferas.
O lugar possui 3,5 mil árvores nativas da Mantiqueira, que foram plantadas ao longo dos últimos anos, inclusive com o auxílio de hóspedes, por meio de um programa da pousada batizado de “Plante uma Árvore”.
Atualmente, são 136 espécies de árvores que cercam todas as sete nascentes existentes na propriedade. Quando Márcia Vero adquiriu a área para construir a pousada, há 10 anos, havia cerca de 30% de vegetação. Hoje o percentual está em 80%, considerado índice amazônico. Com isso, explica ela, o nível das águas das nascentes cresceu seis vezes.
A preservação do meio ambiente rendeu ao Portal do Equilibrium a consagração com dois selos verdes, emitidos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade).
“A preocupação em preservar a natureza com o plantio de árvores acabou resultando na criação de um corredor ecológico, por onde diversos animais, entre eles lobos guará, jaguatiricas, macacos bugios e sauás começaram a circular mais pela região”, explica a proprietária.
Gastronomia de primeira
O Portal do Equilibrium possui um restaurante com uma vista indescritível para a Serra da Mantiqueira. Os jantares a luz de velas são disputados pelos casais, que podem degustar massas, carnes e fondues.
Para o jantar, os hóspedes podem escolher algumas opções de um cardápio previamente elaborado e um horário deve ser agendado. O almoço é oferecido pelo sistema de buffet.
O café da manhã é simplesmente divino. Tudo é produzido na própria pousada e nenhum alimento leva conservantes, glúten, lactose, aditivos ou qualquer tipo de agrotóxico.
.

SERVIÇO | PORTAL DO EQUILIBRIUM

Endereço: Estrada Municipal José Satiro Dias, 700 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 3797-6800

Informações: www.portaldoequilibrium.com.br

.

Hospedar-se na pousada A Rosa e o Rei é estar no paraíso!

.

A pousada recebe casais apaixonados que saem deslumbrados do lugar | Reginaldo Pupo / Travel for Life

No ponto mais alto da pousada A Rosa e o Rei há uma estrutura completa que funciona como spa e uma piscina | Jéssica Aquino / Travel for Life

Pousada tem preocupação ecológica e que possui duas cachoeiras em sua área, a Rosa (foto) e o Rei | Reginaldo Pupo / Travel for Life

O restaurante da pousada tem um cardápio refinado, elaborado pelo Chef Cássio Cardoso, em um ambiente agradável | Reginaldo Pupo / Travel for Life

A Rosa e o Rei é outra pousada com preocupação ecológica e que possui duas cachoeiras em sua área, a Rosa e o Rei. O acesso é feito por uma trilha fácil e bem sinalizada. Pelo caminho, ar puro da montanha e muitas espécies de pássaros.
A pousada, que está localizada a 10km do centrinho de São Francisco Xavier, recebe casais apaixonados que saem deslumbrados do lugar. Cada metro quadrado é fotografado para que as lembranças sejam eternas.
Nas suítes, camas confortáveis e vista panorâmica da serra, que também pode ser apreciada a partir da banheira de hidromassagem ou ofurô. Aos finais de semana, na área externa, uma fogueira é acesa para que os hóspedes possam confraternizar-se.
No ponto mais alto da pousada A Rosa e o Rei há uma estrutura completa que funciona como spa, com solarium, salas para massagens e um ofurô coletivo. Do lado externo deste espaço, uma piscina azul contrasta com o verde da paisagem.
Gastronomia
O restaurante da pousada tem um cardápio refinado, elaborado pelo Chef Cássio Cardoso, em um ambiente agradável e acolhedor. Os pratos são sofisticados e com excelente apresentação. Como entrada, experimente algumas das opções de cesta de pães, coxinha, bolinho de arroz, bruschetta rústica, lascas de parmesão ou um couvert com pão de levain, foccacia, berinjela tostada e manteiga de ervas.
Se preferir saladas, o cardápio oferece um mix de folhas e quiche, salada primavera, caesar da pousada, carpaccio ou tradicional. Para aquecer nas noites de friozinho que vêm com o outono, que tal experimentar as massas? Há opções de nhoque de mandioquinha, lasanha a bolonhesa, agnolotti de muçarela de búfala ao sugo ou penne al mare, esse último, grano duro.
Entre os pratos principais, clássicos da gastronomia brasileira como filé à parmegiana, bife ancho grelhado, escalopinhos e medalhão ao queijo brie, e também pratos exclusivos da casa, com origens da Serra da Mantiqueira, como a Truta São Chico, Tilápia da Rosa e Frango ao Rei.
.

SERVIÇO | POUSADA A ROSA E O REI

Endereço: Estrada Municipal Ezequiel Alves Graciano, 10.100 – Bairro Canelar – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (12) 3797-6955

Informações: www.arosaeorei.com.br

.

Pousada Muriqui oferece hospedagem no centrinho

do distrito, mas cercada por muita natureza

 

Quartos da Muriqui são espaçosos e têm varandas com vista para a vegetação e para o jardim | Edson Ferreira / Travel for Life

O jardim da pousada, com plantas ornamentais plantadas ao longo dos anos pelos proprietários | Edson Ferreira / Travel for Life

 

Vista noturna da pousada. O silêncio rende uma excelente noite de sono| Jéssica Aquino / Travel for Life

A Pousada Muriqui, localizada no centro de São Francisco Xavier, é outra propriedade que tem o privilégio de ter uma cachoeira em suas instalações. E o curso d´água passa ao lado dos apartamentos, que são espaçosos e têm varandas com vista para a vegetação e para o imenso jardim, com plantas ornamentais plantadas ao longo dos anos pelos proprietários.
Aliás, passeando pelo jardim, é possível notar a existência de ingás, goiabeiras, ipês, flores de maio, bromélias, estrelícias, amoreiras, entre tantas outras espécies espalhadas pelos 4,3 mil metros quadrados do lugar.
O som da cachoeira e o canto dos pássaro criam um ambiente propício para o relaxamento mental, de forma que o hóspede pode se desconectar do mundo externo e repor as energias. O ambiente também é propício para colocar a leitura em dia ou simplesmente para ficar de pernas para o ar.
Uma das vantagens da Pousada Muriqui é sua localização, bem no centro, o que dispensa o uso do carro. À pé é possível frequentar os barzinhos, cafeterias, docerias, restaurantes, padarias e farmácias.
O nome Muriqui é uma homenagem a essa espécie de macaco, comum nos arredores do distrito.
Para o desjejum, bolos, cereais, queijos, frutas frescas, geleias, sucos, chás são algumas das opções do café da manhã, servido em um espaço bem decorado e aconchegante.
.

SERVIÇO | POUSADA MURIQUI

Endereço: Rua Ezequiel Alves Graciano, 118 – São Francisco Xavier – São José dos Campos (SP)

Telefone: (11) 9-9899-2828

Informações: www.pousadamuriqui.com.br

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *