28 outubro 2019
28 outubro 2019,
 0

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

 GONÇALVES (MG)

Truta ao Molho de Morango com Pimenta, Risotto de Queijo Luminosa e Telha de Cúrcuma, uma das novidades do cardápio do  Sauá | Fotos Divulgação

Salada Caprese com Tomates Grelhados, Queijo Meia Cura do Sertão do Canta Galo, Pesto e Crocante de Queijo Alagoa, que também integrará o novo cardápio

Mix de queijos utilizados no Sauá, proveniente das cidades de Gonçalves (MG), Paraisópolis (MG), Brazópolis (MG) e Alagoa (MG) | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Ambiente do Sauá tem vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira | Divulgação

Nesse mês de outubro, o Restaurante Sauá, localizado em Gonçalves Sul de Minas Gerais, tem novidades em seu cardápio. O empreendimento, que funciona desde 2002 junto a Pousada Bicho do Mato, sob o comando do chef Vitor Pompeu, está localizado na zona rural da cidade, mais especificamente no bairro do Sertão do Canta Galo.

“Para mim é um grande privilégio ter desenvolvido minha profissão de cozinheiro em uma região que possui essa enorme diversidade de produtos como a Mantiqueira! Temos que valorizar e fortalecer o trabalho dos pequenos produtores aqui presentes!” afirma Vitor.

O chef, que está com 34 anos de idade, dos quais 17 deles trabalhando diretamente com a gastronomia, realiza um trabalho de campo com o objetivo de conhecer de perto os diferenciais, como os processos e as pessoas que estão por detrás de cada ingrediente artesanal que utiliza.

Acredita na importância de compreendermos as nossas identidades territoriais brasileiras, atuando especificamente com o foco nas regiões da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, procurando exaltar também o aspecto caipira como um valor pertencente a essas regiões.

Um dos elementos bastante presente no novo cardápio da casa são os Queijos da Mantiqueira. “Estamos descobrindo cada vez mais e dando a devida atenção para os laticínios brasileiros, cada região apresenta as suas peculiaridades e os queijos estão totalmente vinculados a questões culturais delas”, compartilha o chef.

No total o Sauá utiliza cinco variedades de queijos artesanais: Queijo Meia Cura e Fresco do Sertão do Canta Galo (Gonçalves-MG), Mussarela de Búfala do Laticínio Búfalos na Montanha (Paraisópolis-MG), Queijo Luminosa da Vaka-Braz (Brazópolis-MG), Queijo Alagoa (Alagoa-MG), entre outros tipos que frequentemente compõem os pratos de sugestão oferecidos a cada mês.

Novo cardápio

Dentre os destaques desse novo cardápio, a nova versão da salada caprese chama atenção, servida com Tomates Grelhados, Queijo Meia Cura do Sertão do Canta Galo, Pesto, Crocante de Queijo Alagoa e Azeite Casa Mantiva (Consolação-MG). Propondo um frescor para a estação, uma opção é o Filé de Truta empanado no Fubá, servido com Maionese de Pimenta Rosa e Mel da Mantiqueira, Picles de Abóbora, Pepino e Cebola Roxa.

Completando a proposta de Gastronomia da Mantiqueira, o Sauá oferece cervejas artesanais da Cervejaria 3 Orelhas (Gonçalves-MG) e Zalaz (Paraisópolis-MG), além de sua carta de vinho com foco também para a região, que vem apresentando uma grande evolução, como exemplo as vinícolas Guaspari (Espirito Santo do Pinhal-SP), Baú 9.4 (São Bento do Sapucaí-SP) e Luiz Porto (Cordislândia-MG).

Quem quiser conhecer de uma única vez essas novidades, o Restaurante Sauá oferecerá no próximo dia 9 de novembro um jantar com menu degustação do novo cardápio. Serão cinco tempos, contendo petiscos, entrada, prato intermediário, prato principal e sobremesa no valor de R$ 120/participante.

LEIA TAMBÉM:

Restaurante Moringa realizará expedição gastronômica e turística com clientes

.

Chef Vitor Pompeu é entusiasta na valorização

de produtores regionais da Mantiquera

.

O chef Vitor Pompeu, do Sauá: 17 anos de experiência no mundo gastronômico | Jéssica Aquino / Travel for Life

Vitor Pompeu é chef de cozinha do Restaurante Sauá e da Pousada Bicho do Mato, ambos localizados em Gonçalves (MG), e também sócio do Restaurante Moringa Mantiqueira, de Campos do Jordão (SP).

Com mais de 17 anos de experiência no meio gastronômico realiza um trabalho de fortalecimento e valorização de produtores e elementos da Serra da Mantiqueira e região, conectados com a cultura caipira.

Um dos projetos que conduz é o Saberes da Mantiqueira, com o apoio do Senac Campos do Jordão, onde é docente no curso de Gastronomia, além da recente iniciativa Moeté – território gastronômico, que propõe apoiar os produtores em realização de eventos, degustações e elaboração de conteúdo.

Possui pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura, Tecnólogo em Gastronomia, ambos pelo Senac e cursos certificados pelo Culinary Institute of America ((EUA), Lenôtre (França) e Fundación Alícia (Espanha).

.

CARDÁPIO DO JANTAR 

Petiscos

Bolinho de Arroz com Molho de Pimenta

Bruscheta de Shiitake com Rúcula

Linguiça do Dito com Cebola Caramelizada e Geleia de Carmenere

Entrada

Salada Caprese com Tomates Grelhados, Queijos Meia Cura do Sertão do Canta Galo, Pesto e Crocante de Queijo Alagoa

Prato Intermediário

Filé de Truta empanado no Fubá com Maionese de Pimenta Rosa com Mel da Mantiqueira, Picles de Abóbora, Pepino e Cebola Roxa

 Prato Principal

Medalhão de Filé Mignon ao Molho de Café com Melado do Coqueiro acompanhado de Virado de Banana com Queijo, Abóbora Assada e Pipoquinha de Arroz Vermelho do Vale

Opção Vegana

Berinjela Grelhada com Shiitake no Tarê de Shoyo com Melado Coqueiro, Tomatinhos Tostados, Alho Confit e Sementes de Abóbora

Sobremesa

Laranja Caramelizada com Farofinha Crocante, Sorvete Artesanal de Creme e Azeite Casa Mantiva

R$ 120,00 / pessoa (bebidas não inclusas)

 

SERVIÇO | RESTAURANTE SAUÁ
Endereço Bairro Sertão do Cantagalo, km 7,5 – Gonçalves (MG)
Contato e reservas (35) 9-9976-9970
Funcionamento De quinta a domingo | Almoço das 12h às 16h | Jantar das 19h às 22h)
Redes Sociais @restaurantesaua | @pousadabichodomato_gonçalves
Informações www.restaurantesaua.com.br | www.pousadabichodomato.com.br

.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »