30 agosto 2019
30 agosto 2019,
 0

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

CAMPOS DO JORDÃO | SP

Carpaccio de Lombinho Curado com Geleia de Abacaxi com Pimenta, Molho Cremoso de Limão Caipira, Molho Mostarda, Queijo Grana do Joãozinho, Panc´s e Torradas, delícias do Moringa Mantiqueira | Fotos Divulgação

O Restaurante Moringa, recém-inaugurado em Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, realizará no próximo dia 21 de setembro sua primeira Expedição Gastronômica aberta ao público. Conduzida pelo chef Vitor Pompeu, os participantes vão acompanhar o processo de produção dos ingredientes, participar de degustações e entender todo o processo por trás de cada item.

O chef irá expor sobre contextualização da Gastronomia da Mantiqueira, desde sua história até a atualidade, durante visita a produtores de Santo Antônio do Pinhal (SP) e Campos do Jordão. “Acreditamos que esse olhar traz uma visão diferenciada para alimentação. Essa iniciativa visa oferecer uma vivência turística de lazer e também educativa”, diz Vitor Rabelo.

Muito além de um restaurante convencional, o Moringa se tornou um espaço de valorização da gastronomia local. “Os produtos que tanto nos encantam também estão no nosso armazém, onde os clientes encontram queijos, embutidos, geleias, hortaliças orgânicas, cachaças, cervejas, vinhos e outros itens da região”, afirma Anderson Oliveira.

E como a ideia é dar destaque para os produtores, muitas vezes pouco conhecidos, o restaurante também conta com um espaço para palestras, oficinas e degustações com esses profissionais. “Achamos importante essa experiência ‘do campo à mesa’. Essa relação precisa ser cada vez mais fortalecida, não só para fazermos um resgate cultural, mas também para contribuirmos para o desenvolvimento econômico local e sustentável”, explica Vitor Pompeu.

Roteiro Expedição Gastronômica 

10h00 | Saída do Restaurante Moringa Mantiqueira

11h00 – 12h30 | Cogumelos da Montanha – conduzido pelo produtor Alessandro Capella, cultivam cogumelos Shimeji com respeito ao meio ambiente, ingrediente muito bem adaptado a região da Mantiqueira.

13h00 – 15h30 | Almoço Empório do Mellos – empreendimento do chef e sommelier Francisco Lima, que têm a marca de seu trabalho pela utilização ingredientes produzidos especialmente no bairro dos Mellos e Mantiqueira.

Menu de Entrada

– Salada de Folhas com Molho de Tomate de Árvore e Tortinha PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

Pratos Principais

Truta da Serra ao Molho de Castanhas do Brasil, Nhoque de Banana e Serralha ou Galinha Caipira com Quirerinha de Legumes e Caviar de Quiabo ou Costelinha de Porco com Molho de Cachaça, Tutu e Couve.

Sobremesa

Tradicional Rabanada do Empório sobre Creme Matuto (*Bebidas não inclusas).

16h00 – 18h00 | Sítio Quintal – trabalho conduzido pela produtora Heloisa Zorovich, o sítio é especializado no cultivo de Ervas para infusões e temperos, ambos em sistema orgânico. Os participantes, além de conhecer detalhes relacionados as plantas e ao manejo específico, poderão degustar algumas opções de chás.

19h00 – 21h00 | Jantar no Restaurante Moringa Mantiqueira – o chef Vitor Rabelo irá preparar pratos inspirado na Cozinha da Mantiqueira e seus ingredientes únicos!

Menu de Entrada

– Tábuas de Petiscos da Mantiqueira (Carpaccio de lombinho curado, geleia de abacaxi com pimenta, molho cremoso de limão caipira, molho mostarda, queijo grana do Joãozinho e torrada)

– Jiló recheado de linguiça empanado na farinha de torresmo ao molho de mostarda

– Isca de Truta empanada na farinha de milho com aioli de limão caipira

Pratos Principais

Jarret de leitão Del Veneto com angu mole de milho crioulo, banana grelhada e couve refogada ou Filé de truta com arroz negro de couve flor do Vale do Paraíba e farofinha de banana ou Caldinho de feijão com legumes assados (batata doce, cebola, tomate) e refogado de verduras.

Sobremesa

Creme brulée de doce de leite Eisland recheado com uma fatia de queijo Alagoa (MG) e flor de sal | *Bebidas não inclusas

  • Valor por participante: R$ 250,00 (inclui van para o transporte)

.

Moringa se destaca no uso de ingredientes artesanais

de produtores da Serra da Mantiqueira

.

Ambiente do Restaurante Moringa Mantiqueira, recentemente inaugurado no bairro de Capivari, em Campos do Jordão (SP)

Autenticidade! Essa é uma das marcas do restaurante Moringa Mantiqueira em Campos do Jordão, que trabalha com ingredientes artesanais de produtores da região. A inspiração do nome veio da água, bem precioso e que tem papel importante na formação do terroir da Mantiqueira, onde os chefs Vitor Rabelo, Vitor Pompeu e o restauranter Anderson Oliveira garimpam as riquezas usados na cozinha autoral.

“A tradição da culinária caipira está presente, mas em pratos com inovações técnicas e interpretações. Aliado a isso, oferecemos um serviço cuidadoso e profissional mantendo, ao mesmo tempo a hospitalidade do interior”, afirma Vitor Rabelo.

A Mantiqueira vêm se destacando pela produção de itens exclusivos com enorme qualidade e diferencial, como os azeites, queijos, cervejas, vinhos cafés e a produção orgânica de forma geral. O cardápio do Moringa Mantiqueira, desenvolvido pelo chef Vitor Rabelo, valoriza essa diversidade e a cultura verdadeira do local.

Alguns dos destaques estão pratos como o jiló recheado com linguiça e empanado na farinha de torresmo, o ceviche de truta com batata doce e pipoca de canjiquinha, a carne de sereno acompanhado de mandioca e o doce de pão da vovó servido com creme inglês e cacau, esse inspirado em receita que possui mais de 70 anos, feita pela avó do chef, dona Clarinda.

Cesta de Shimeji de Cogumelos da Montanha, colhidos na própria região

Nos almoços de final de semana a casa servirá ainda opções de proteínas assadas: Cordeiro, Carne de Sereno, Pernil de Leitão, Truta e Galetinho; com guarnições inspirados na cozinha caipira: feijão tropeiro, saladinha de couve e azedinhas, mini arroz cremoso do Vale e salada cremosa de batatas.

Seguindo o conceito de valorização dos ingredientes nacionais, a carta de vinhos, desenvolvida pelo sommelier Francisco Lima, é composta exclusivamente por rótulos brasileiros, com destaque para os vinhos da Mantiqueira como da vinícola Guaspari (Espírito Santo do Pinhal-SP) e Baú 9,4 (São Bento do Sapucaí-SP). A carta de coquetéis também traz releituras de clássicos, utilizando elementos regionais e drinks autorais, todos elaborados pelo barman Gabriel Ribeiro, como por exemplo o Sangue da Serra, versão do Bloody Mary utilizando o Tomate de Árvore.

.

SERVIÇO | RESTAURANTE MORINGA MANTIQUEIRAS

Endereço: Avenida Emílio Ribas, 478, Capivari |Campos do Jordão (SP)

Funcionamento: De quinta a terça (Almoço das 12h às 16h e Jantar das 19h30 às 23h)

Informações/Reservas: (12) 9-9641-2787

Instagram: @moringamantiqueira

.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »