23 maio 2019
23 maio 2019,
 0

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

 

SÃO PAULO

A África do Sul vai muito além das savanas e dos safaris: além da população alegre e acolhedora, o país tem algumas das metrópoles mais modernas do mundo, gastronomia de ponta, vinhos originais e cultura vibrante.

Para apresentar a diversidade cultural do país, o Grand Hyatt São Paulo, em parceria com o Consulado da África do Sul, a South African Tourism e a South African Airways, realiza de 30 de maio a 2 de junho o Festival África do Sul, com vários eventos para celebrar o país e sua cultura.

A próxima edição no dia 30 de maio, será dedicada à África do Sul, que está entre os 10 maiores produtores de vinho do mundo, com rótulos elegantes e potentes. Os primeiros vinhedos do país foram plantados no começo do século XVII, e obtiveram grande impulso por conta de imigrantes a região do Cabo.

Essa edição contará com produtores sul africanos que trarão vinhos exclusivos para o evento. Serão mais de 50 rótulos acompanhados por menu de petiscos com influência da culinária do país. Entre os destaques, a uva Pinotage (1925) – criada na África do Sul -, originária de um cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsault. Os ingressos custam R$ 220 (por pessoa) e estão à venda através do site https://www.pacoteshyatt.com.br/sao-paulo/vale-presente/wine-club-maio/. 

Sabores da África do Sul

No sábado, dia 01 de junho, o Festival África do Sul destaca o Wine Dinner. A gastronomia sul africana será apresentada pela chef Nompumelelo Mqwebu, do restaurante Mpumes African e que também é palestrante do TedX e escritora. Em parceria com o Chef Executivo do Grand Hyatt São Paulo, Thierry Buffeteau, eles farão um menu inusitado com ingredientes da estação e pluralidade de sabores, harmonizado com vinhos premium do país.

Para harmonizar os vinhos, o evento terá o sommelier sul africano Eric Welile Botha. Eric começou a trabalhar com vinhos na Cidade do Cabo quando desistiu de se alistar na marinha nacional. Em suas folgas, buscava informações avaliando os rótulos disponíveis na loja e posteriormente começou a estudar formalmente para ampliar seus conhecimentos sobre o vinho sul africano.

Menu Wine Dinner

O menu, elaborado a quatro mãos pelos chefs terá cinco tempos harmonizados com vinhos sul-africanos da importadora Mistral e selecionados especialmente pelo sommelier.

1º tempo – Vieiras de Picinguaba, purê de milho jovem com capim santo, ora-pro-nobis (Harmonizado com o vinho Porcupine S. Blanc)

2º tempo – Consomê de faisão com tucupi e folhas de taioba refogadas (Harmonizado com o vinho Danie de Wet Rose)

3º tempo – Peixe de anzol do dia com amaranto, em infusão de leite de coco com gengibre (Harmonizado com o vinho Danie de Wet Sur Lie Chardonnay)

4º tempo – Samps com ragu de feijão e tutano, javali, folhas de abóbora, raízes assadas, molho de vinho tinto (Harmonizado com o vinho Kadette Blend)

5º tempo – Cheesecake de pó de baobá com frutas vermelhas em vinho tinto | Geleia de chá rooibos e espumante com frutas (Harmonizado com o vinho Late harvest) 

Brunch inspirado na gastronomia da África do Sul

No domingo, dia 2 de junho, encerrando o festival, o tradicional Family Barbecue Brunch terá a África do Sul como tema. O buffet de saladas, pratos quentes e churrasco terá referências sul africanas. As sobremesas também serão temáticas, encantando adultos e crianças. As reservas podem ser feitas pelo site https://www.pacoteshyatt.com.br/sao-paulo/vale-presente/brunch-comemorativo/.

Os ingressos para o Wine Club, Wine Dinner e Family Barbecue estão disponíveis para venda no site https://www.pacoteshyatt.com.br/feriados/festival-africa-do-sul.html ou pelo telefone 11 2838 3203.

A chef Nompumelelo Mqwebu, do restaurante Mpumes African | Foto Divulgação

Chef Nompumelelo Mqwebu

Autora independente, palestrante do Tedx e chef no restaurante Mpumes African Cuisine, Nompumelelo Mqwebu é uma empreendedora que viaja pelo mundo melhorando suas habilidades. Treinada localmente e internacionalmente, ela foca suas energias em promover e advogar pelo destaque para a autêntica cozinha africana, com ingredientes nativos.

Seu livro de estreia, “Pelos olhos de uma chef africana”, venceu as categorias “Primeiro livro” e “Auto publicada” no Gourmand World Cookbook Awards 2017. Nompumelelo Mqwebu foi convidada para a cerimônia de premiação e celebração em Yantai, Chin, onde foi agraciada com o prêmio “Melhor do Mundo – Auto publicada” no Gourmand World Cookbook Awards.

Buscando promover a experiência local de seu país, Nompumelelo lançou recentemente uma agência de turismo na qual os visitantes viajam pela África do Sul através de sua rica gastronomia. Ela foca em ter como fornecedores produtores locais, incluindo a cidades de Joanesburgo, Alexandra e outras da região. Também busca dar oportunidade a mulheres produtoras locais. Os menus são sazonais e sob disponibilidade. Ela também trabalha com mentoria de jovens chefs na área de gastronomia. 

Eric Welile Botha iniciou sua trajetória no mundo dos vinhos na Cidade do Cabo | Foto Divulgação

Eric Welile Botha

Nascido e criado na África do Sul, Eric Welile Botha iniciou sua trajetória no mundo dos vinhos na Cidade do Cabo, quando, após não ter conseguido entrar na Marinha de seu país, encontrou trabalho em uma loja de bebidas.

Naquele local, pôde ter contato com o universo do vinho e seus diferentes rótulos e sabores. Tempos depois, trabalhando em um supermercado, ficou responsável pela área de vinhos e decidiu investir na carreira de sommelier.

Foi cursar a renomada Cape Wine Academy e, desde então, investiu em sua carreira com cursos internacionais entre os quais os cursos de Sommelier da Borgonha e de Associação Sul-Africana de Sommeliers. É reconhecido com o nível avançado da curadoria Wine & Spirit Education Trust, fundada na Inglaterra em 1969 e se tornou a principal organização internacional na área de educação em vinhos e destilados, presente em 80 países. 

Grand Hyatt São Paulo

O Grand Hyatt São Paulo é o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. Foi construído com um novo conceito em design, com três áreas distintas e entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos. O hotel cinco estrelas conta com 467 apartamentos, 34 suítes, um espaço de eventos (Espaço Eau), um restaurante de cozinha japonesa (Kinu) e um restaurante de comfort food local com influências italianas e portuguesas (C-Cultura Caseira).

Além dos restaurantes, o hotel conta com um bar (C-Bar), uma adega (Wine Library), uma área de eventos (dois salões com capacidade para até 1.400 pessoas, dez salas de reunião com completa infraestrutura tecnológica) e um spa urbano (Amanary Spa) com piscinas interna climatizada e externa.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *