10 fevereiro 2019
10 fevereiro 2019,
 4

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

REGINALDO PUPO | @reginaldo_pupo

     JÉSSICA AQUINO | @jessicaa_aquinoo

.

       PARAISÓPOLIS (MG)

 

Em Paraisópolis ainda é possível observar o vai e vem de cavalos e charretes que bailam pelas ruas de terra | Reginaldo Pupo / Travel for Life

A zona rural de Paraisópolis, cidade localizada no Sul de Minas Gerais, a 194km da capital paulista, simplesmente parou no tempo! Em seus bairros mais afastados ainda é possível observar o vai e vem de cavalos e charretes que bailam pelas ruas de terra; degustar o tradicional queijinho mineiro e até tomar uma cachacinha da boa, por que não?

Pelas estradas de terra, encontramos vilarejos, igrejinhas, capelas e um povo bastante acolhedor e religioso | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Por essas mesmas estradas de terra encontramos vilarejos, igrejinhas, capelas e um povo bastante acolhedor e religioso. Passear por esses bairros é certeza de encontrarmos lugares tranquilos, onde a paz reina aos quatro cantos, com cachoeiras de águas límpidas e cristalinas, convidativas a um demorado mergulho, ainda mais neste calor escaldante.

“Paraíso”, como é carinhosamente chamada por seus habitantes, revela lugares fantásticos, que podem ser visitados durante todo o ano. Possui uma boa infraestrutura hoteleira, que inclusive recebe os peregrinos do Caminho da Fé; gastronomia típica mineira e contemporânea; ecoturismo, turismo de aventura, birdwatching e muita história para contar.

Parque Municipal Antônio Felix Teixeira, no centro da cidade, perfeito para quem busca tranquilidade | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Como dissemos acima, Paraisópolis é um destino perfeito para quem busca paz e tranquilidade. E bem no centro da cidade, um parque bastante arborizado e com rica vida silvestre garante horas de sossego para quem precisa desestressar, embora seja difícil se estressar em uma cidade tão pacata.

O Parque Municipal Antônio Felix Teixeira, conhecido pelos moradores como Pernilongão, oferece uma série de atrativos, como pista de caminhada, raia de malha, duchas, quiosques, academia ao ar livre e até pescaria no lago existente no local. O lugar é perfeito para colocar a leitura em dia, ouvir música ou simplesmente observar o lago e a infinidade de pássaros que habitam as dezenas de árvores de várias espécies do parque.

Pedra da Santa Cruz – Falésia dos Olhos, ideal para que gosta da prática de rapel | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Atrativos

Embora pequena, a cidade oferece uma série de atrativos religiosos, esportivos e gastronômicos. Um dos lugares visitados pelos amantes da natureza é a Pedra da Santa Cruz – Falésia dos Olhos, onde foi construído um túnel para passagem do trem da antiga Rede Mineira de Viação.

Para quem gosta de aventura, o local é ideal para a prática do rapel. Para chegar até lá é necessário acessar a rodovia que liga Paraisópolis a Brazópolis, antes da descida para o bairro de Cruz Vera, na divisa entre os dois municípios.

A gruta é repleta de mensagens e fotos com agradecimentos de fiéis por conta de graças alcançadas | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Próximo dali está um dos atrativos mais procurados por religiosos que passam pela cidade por meio do Caminho da Fé, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, situado a cerca de 10km do centro de Paraisópolis.

A gruta é repleta de mensagens e fotos com agradecimentos de fiéis por conta de graças alcançadas. Mas também há muitos pedidos para a santa, em sua maioria, buscando por curas a algumas doenças. O altar também possui muitos vasinhos de flores, que também são colocados ali em forma de agradecimento.

A entrada do túnel servia de parada obrigatória para as locomotivas marias-fumaça se reabastecerem com água | Reginaldo Pupo / Travel for Life

A poucos metros dali, perdido entre os arvoredos, está um túnel de 180 metros de extensão, construído manualmente no século passado. Para chegar até ele é preciso acessar uma trilha, que se inicia às margens da rodovia que liga Paraisópolis a Brazópolis.

Na sua entrada, era lugar de parada obrigatória para as locomotivas marias-fumaça se reabastecerem com água para suas caldeiras. Ficou, por muito tempo, totalmente abandonado. É uma riqueza arquitetônica, ali encravada há mais de um século.

Circuito Serras Verdes

Túnel é uma riqueza arquitetônica de Paraisópolis há mais de um século | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Paraisópolis (MG) pertence ao Circuito Serras Verdes, um consórcio turístico que reúne diversas cidades do sul de Minas Gerais e tem como curiosidade o fato de que elas estão distante, entre si, a menos de 20km, em média, uma das outras, facilitando o deslocamento, o que oferece a oportunidade de conhecer vários destinos em pouco tempo.

Fazem parte do Circuito os municípios de Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Estiva, Extrema, Gonçalves, Heliodora, Itapeva, Munhoz, Natércia, Pouso Alegre, São João da Mata, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Tocos do Moji, Toledo, Turvolândia, São Sebastião da Bela Vista e o distrito de Monte Verde, em Camanducaia.

Informações sobre os outros destinos podem ser obtidas pelos telefones (35) 9-9727-9901 | (35) 9-9827- 9901 ou pelo site www.serrasverdes.com.br

.

SERVIÇO | PARAISÓPOLIS (MG)

Distâncias: a partir de São Paulo (195km), São José dos Campos (100km), Campinas (201km), Ribeirão Preto (360km), Cambuí (38km), Juiz de Fora (348km), Belo Horizonte (433km).

Informações sobre atrativos turísticos: Departamento Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Turismo de Paraisópolis (MG)

Telefone: (35) 3651-4357

Horário de Atendimento: 8h às 12h | 13h às 17h

Informaçõeshttps://www.paraisopolis.mg.gov.br/pontos-turisticos

_____________________________________________________________________________________________________

Os jornalistas Reginaldo Pupo e Jéssica Aquino viajaram a Paraisópolis (MG) com apoio da JAC Motors Brasil

_____________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

<<  Capela da Serra dos Pereiras

Dedicada à Nossa Senhora Aparecida, é a única capela do município que foge ao padrão arquitetônico das demais.
Todo mês de maio é celebrada a festa à Mãe padroeira.
Reza-se terço durante a novena, nos três dias festivos, muita música, bingo, leilão de prendas e de bezerros, além das preces.

 

.

.

Distrito de Costas encanta pela natureza

exuberante, ar puro, belas cachoeiras e parques

.

Por Janaína Mª de Souza*

O Distrito de Costas, pertence ao município de Paraisópolis, no sul de Minas Gerais, está localizado nas partes altas do município, na Serra da Mantiqueira, inserido no Circuito Serras Verdes do Sul de Minas. Ele está situado a 8km da cidade de Gonçalves, a 30km da cidade de Paraisópolis e a 22km de Cambuí, todos no Sul de Minas.

O Distrito se destaca pelas suas belas paisagens naturais, as altas altitudes, chegando a 2.050m na Pedra de São Domingos, forte ponto turístico da região,  localizada entre os municípios de Paraisópolis, no qual o Distrito pertence, Córrego do Bom Jesus e Camanducaia.

A Pedra de São Domingos se encontra a aproximadamente 13 km do Distrito e é um dos pontos turísticos mais visitados da região. Além disso, o clima tropical de altitude com verões amenos e invernos frios, com predomínio de geadas, atrai turistas interessados no clima de Serra e na tranquilidade e aconchego que o lugar oferece.

Ao alto, à esquerda, Igreja de São João Batista, padroeiro do Distrito de Costas. À direita, uma das ruas bucólicas do lugar. Acima, morador observa o movimento na pracinha do bairro | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Os turistas têm um contato direto com a natureza, ar puro, belas cachoeiras e parques como Ecopia Garden , que fica no bairro dos Onças, a 5km do Distrito, inserido no território Distrital. Entre as cachoeiras se destacam a Cachoeira dos Henriques, 9km do Distrito e Cachoeira do Porto, 10 km do Distrito, todas no bairro dos Martins e também no município de Paraisópolis. 

Parque Ecopia, localizado no Distrito de Costas | Reginaldo Pupo / Travel for Life

O turista pode se hospedar em belas pousadas em meio às lindas paisagens da região, como as pousadas Lua de Pedra, Pousada Toca da Onça, Pousada Monjolos de Minas e mais dentro do Distrito, nas pousadas Tia Lilia e Pousada Pedra Grande.

Além disso, a culinária mineira pode ser apreciada no restaurante da Dona Neide, que se destaca por pratos tipicamente mineiros.

As feirinhas de artesanato local são montadas na praça em dias de eventos, dando a oportunidade para moradores e visitantes de prestigiar o trabalho artesanal local.

Todo o ano, em julho, o Distrito comemora o seu aniversário. Este ano será em 28 de julho, com evento que valoriza o comércio local, o artesanato, a música caipira, e as belas paisagens. Contanto com a prova de Mountain Bike, esporte que vem crescendo muito na região. Em junho tem a festa do Padroeiro do Distrito, São João Batista.

*Janaína Mª de Souza é presidente da Associação Comunitária do Distrito de Costas

.

Feirinha de artesanato expõe trabalhos

criativos produzidos pela comunidade

.

Uma feirinha de artesanato realizada pelos moradores do Distrito de Costas, na pracinha principal, é uma grande oportunidade para que a comunidade possa expor seus trabalhos e, consequentemente, faturar uma grana extra. A maioria dos artigos produzidos artesanalmente tem grande utilidade no lar, além de doces caseiros, tudo com valores bem simbólicos.

Há 15 anos produzindo doce de leite puro tradicional, a Bolos da Cláudia também comercializa na feirinha doce de abóbora com coco, bolo de pote e tortinhas holandesas e de limão. Segundo Marília de Souza, 29, sua mãe, Cláudia Maria de Souza, que dá nome à Bolos Cláudia, também produz as guloseimas por encomendas. “Já temos uma clientela fixa e também atendemos os turistas”.

Na Costurice os visitantes da feirinha podem encontrar necessaires e carteiras, além de almofadinhas para crianças ou decoração. Os produtos vão de R$ 8 a R$ 35,00. A Jéssica Acessórios tem laços e adesivos artesanais para os cabelos para crianças recém nascidas a até oito anos..

Na Artes da Eva tem panos de prato, bolsas, toalhas de banho, puxa saco, e decoração. De R$ 5,0 a R$ 75,00.

O Ateliê Mãe e Filha  produz chinelos trabalhados em pedraria, que são uma gracinha, além de toalhas de banho de rosto, tapetes, almofadas, e trabalhos feitos em crochê. De R$ 5,00 a R$ 50,00.

Mas se você procura trabalhos em crochê, a Valéria Artes produz descanso de porta em formado de sofá, potes trabalhados em crochê entre outros trabalhos bem criativos. Os valores vão de R$ 3,00 a R$ 55,00.

A feirinha acontece em dias de eventos no Distrito. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (35) 9-9905-2317.

.

 

Uma pausa para uma comidinha típica

mineira no Restaurante Dona Neide

.

Comida típica mineira preparada no fogão à lenha no Restaurante Dona Neide | Foto Divulgação

Depois de visitar as belezas naturais do Distrito de Costas, fazer aquelas comprinhas na feirinha de artesanato e se deliciar com o cenário deslumbrante da Serra da Mantiqueira, que tal degustar uma comidinha típica mineira?

O endereço certo é o Restaurante Dona Neide. A ilha de buffet tem uma variedade de iguarias típicas da culinária mineira, além de arroz, feijão, carnes e massas, tudo preparado no fogão à lenha, o garante mais sabor.

As avaliações dos frequentadores são as melhores possíveis e enaltecem o sabor dos alimentos, o atendimento, a qualidade, a variedade e o preço.

“Lugar maravilhoso que conheci há oito anos. Sinto muita saudade dessa comida maravilhosa. Gostaria de ir mais vezes ao Distrito. Pessoas sensacionais! Comida caseira com muito amor e qualidade”, descreveu a cliente Débora Francini Tancredi, de Jundiaí (SP), na página do restaurante no Facebook. O restaurante é indicado para famílias com crianças e grupos. Possui estacionamento próprio. Para maior comodidade do cliente ou turista, a casa aceita reservas.

.

SERVIÇO | RESTAURANTE DONA NEIDE

Endereço: Travessa Antônio Pinto Ribeiro, 153, Distrito de Costas, Paraisópolis (MG)

Telefone: (35) 3651-7034

Horário de Funcionamento: das 11h às 14h (segunda a sexta) | das 14h às 16h (sábados, domingos e feriados)

Informações: https://www.facebook.com/restaurantedonaneide/

.


.

Cachaça artesanal para quem aprecia qualidade

.

Linha de produção da Cachaça Amélia, onde a maioria dos funcionários é de mulheres | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Paraisópolis esconde um tesouro histórico em seu território. Uma fábrica de cachaça que se instalou por ali após 1916, a partir do sonho de um visionário, que queria construir um engenho onde a garapa, rolando, se transformasse em rapadura, melado e… cachaça.

A casa da fazenda, erguida no início do século, existe até hoje. Foi lá onde sete de oito filhos do fazendeiro João da Amélia nasceram, na mesma cama e pelas mãos da mesma parteira, a Dona Albertina. João, o visionário, era conhecido como “João da Amélia”, em referência à sua esposa.

Joaquim Antônio, um dos sócios da Três Jotas, fabricante da Cachaça Amélia | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Todos os objetos e móveis da casa continuam lá, preservados, em memória à grande família que viveu por lá.

Hoje a Cachaça Amélia, produzida pela Três Jotas Indústria de Aguardente, é muito apreciada nas cidades do Sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba. E para produzir a bebida, a fazenda possui uma plantação própria de cana de açúcar em Paraisópolis e Conceição dos Ouros. A água utilizada no preparo é captada de um curso d´água que passa ao lado da fazenda e, posteriormente, é devolvida após passar por um processo de higienização.

A casa da fazenda, erguida no início do século, existe até hoje, mantendo suas características originais | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Produção

Quando é época de safra da cana, a empresa produz de 25 mil a 30 mil garrafas por dia. Na entressafra saem dali cerca de 120 mil garrafas por mês. A produção é escoada para cidades vizinhas do Sul de Minas, Vale do Paraíba e região Bragantina.

Na área de produção, todo o processo é cuidadosamente avaliado por olhos atentos dos funcionários, que em sua maioria, são mulheres. Elas atuam em praticamente todas as etapas da produção, desde a seleção das garrafas, a lavagem, o envasamento, a selagem e a rotulagem. A etapa mais pesada fica para os homens, que ajeitam as garrafas nos engradados e os transportam para o depósito para, posteriormente, escoar a produção.

A planta da fábrica da Três Jotas (“J” de José Maria, Joaquim Antonio e João Vianney, os três irmãos que tocam a fábrica) tem um fato curioso. Metade da indústria está em Paraisópolis e a outra metade em Conceição dos Ouros.

Visitas com agendamento podem ser feitas pelo telefone (35) 3651-1573 com Alex ou João. Conheça a história da Cachaça Amélia clicando aqui

.

Laticínios Búfalo da Montanha e a

arte de produzir queijos artesanais

.

O laticínio produz uma média de 500 peças mensalmente, de acordo com a demanda | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Uma boa dica para comprar aquele queijinho típico mineiro é dar uma passadinha no Laticínios Búfalo da Montanha, localizada no bairro dos Coxos. A casa produz artesanalmente queijos tipo muçarela em barra ou bolinha e também parmesão, todos feitos com leite de búfala.

O laticínio produz uma média de 500 peças mensalmente, de acordo com a demanda, feitos pelas mãos hábeis da produtora Mariana Goulart. Segundo a proprietária, Eliana Goulart, é necessário ao menos um dia para produzir um queijo meia cura.

Além dos queijos, a família também comercializa melaço de cana e, recentemente, passou a produzir a Cachaça Rebuliço. Informações sobre a produção e venda de queijos podem ser obtidas pelo telefone (35) 9-9808-1232 (Eliana) ou (35) 9-9921-2251 (Mariana).

.

.

Microcervejaria ZalaZ exporta cerveja

para vários estados e café até para o Japão

.

Torre de cervejas da ZalaZ. Degustação pode ser feita na própria fábrica, em um ambiente descontraído | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Cascara, Gose, Passiflora, Lager com Cambucha, Jabuticaba, do Rancho, Lúmen, Bananeira, Ajucá e Una. Anotou? Essas são as cervejas dispostas nas torneiras da microcervejaria artesanal ZalaZ, em Paraisópolis, que possui um ambiente bem aconchegante para quem quer degustar, ali mesmo, alguns dos rótulos da cervejaria, acompanhados de aperitivos.

O local para degustação funciona de sexta a sábado e as porções são preparadas com ingrediente da casa e encontrados na região.

Alguns dos rótulos da microcervejaria ZalaZ, localizada na Fazenda Santa Terezinha, em Paraisópolis (MG) | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Há menos de quatro anos instalada na cidade, a ZalaZ já escoa sua produção cervejeira para os estados do Paraná, Pernambuco, Bahia, Ceara, Rio de Janeiro e São Paulo. São produzidos, em média, nove mil litros de cerveja mensalmente.

A produção é sazonal, de acordo com a safra dos produtos na fazenda cultivados.

Café orgânico produzido pela ZalaZ | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Café

Também possui uma produção de café orgânico em sua própria fazenda, que é exportada para o Japão e Europa. A plantação está localizada a mais de mil metros de altitude, sob área sombreada e solos protegidos. A torrefação é feita em pequenas quantidades, para garantir melhor qualidade de cada microlote.

“Nós exportamos para o exterior o café verde, em microlotes, mas no Brasil, vendemos para o consumir final o café torrado, com a marca Zalaz”, explica um dos sócios, Fabrício Almeida. São cerca de 300 sacas de café por ano.

A ZalaZ está instalada dentro da Fazenda Santa Terezinha, conhecida na região pela produção de produtos orgânicos, como  pitaias, mandioca, maracujá e feijão, além de suinocultura, gado de corte e derivados. A fazenda pertence a família há mais de 100 anos, sendo gerenciada pelos irmãos Paulo e Helder. Foi a primeira fazenda orgânica a ganhar o Cup of Excellence, obtendo a maior pontuação histórica no concurso.

.

SERVIÇO | MICROCERVEJARIA ZALAZ

Endereço: Fazenda Santa Terezinha – Estrada Paraisópolis-Consolação, km 7 |Bairro dos Jacintos | Paraisópolis (MG)

Email: zalaz@zalaz.com.br

Informaçõeshttp://zalaz.com.br/

.

Rústica e bucólica, hospedar-se na Pousada

Casa da Fazenda é voltar aos tempos de infância

A pousada está localizada em uma área de 140 hectares, a apenas seis quilômetros do centro de Paraisópolis | Reginaldo Pupo / Travel for Life

.
Sabe aquela casa de pé direito alto, estilo colonial, com janelas generosas, instalada numa fazenda, que para chegar até lá, precisamos trafegar por estradas de terra, que nos faz lembrar o tempo de infância? Pois é, a pousada Casa da Fazenda é exatamente assim e remete os hóspedes aos tempos em que íamos na casa de parentes para comer queijo, pão de queijo, bolo de fubá e tomar um cafezinho gostoso preparado no fogão à lenha.

Na recepção, duas salas com sofás confortáveis e poltronas rústicas combinam com seu ar bucólico | Reginaldo Pupo / Travel for Life

A pousada funciona em um casarão histórico no século passado, provavelmente de estilo colonial, e mantém praticamente tudo original, com suas janelas verticais, as telhas conhecidas como “telhas do Pará” ou “telhado colonial”. Um encanto só! Está localizada em uma área de 140 hectares, a apenas seis quilômetros do centro de Paraisópolis, no sentido de Luminosa (MG), e funciona na antiga Fazenda São Francisco de Assis.

Na varanda, redes convidam para um merecido descanso. Ou simplesmente se jogue nas cadeiras de vime almofadadas, para ver a imensidão do horizonte verde, do gramado, dos jardins e das montanhas. Dali é possível ouvir, não apenas ao amanhecer, mas praticamente todo o dia, o canto das mais variadas espécies de pássaros.

Convite ao descanso! Da varanda observa-se diversas espécies de plantas e flores, que harmonizam com o lugar | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Em dias de calor intenso, refresque-se na piscina da pousada. Ao entardecer, que tal fazer uma trilha para apreciar as lindas paisagens do lugar?

Ar bucólico

Ainda na varanda, diversas espécies de plantas e flores harmonizam o lugar, assim como a entrada para o empreendimento. Por falar nisso, vamos entrar? Assim que o hóspede entra na pousada, a sensação é de estar em casa, e não em uma pousada. Aliás, o casarão nem tem cara de pousada.

A pousada possui 10 acomodações, tanto para casais ou com camas individuais | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Na recepção, duas salas com sofás confortáveis e poltronas rústicas combinam com seu ar bucólico. Diversos quadros e abajures dão um toque especial ao ambiente. Já a sala do café da manhã é a maior prova de que um dia  estivemos em um lugar parecido em nossa infância.

Com janelas enormes, os quartos são bem arejados. À noite, o silêncio é ensurdecedor e traz uma paz que conforta a alma.

Após uma noite revigorante, diferentemente das pousadas convencionais, o café da manhã é servido em uma grande mesa coletiva. É só sentar e servir-se. Há uma variedade de bolos, frutas, doces, queijos, geleias, pães e sucos para o merecido desjejum.

Gastronomia

Visitamos a Pousada Casa da Fazenda a bordo do T40, da JAC Motors Brasil | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Para quem tiver aquela preguiça de pegar o carro para ir até o centro jantar, a pousada Casa da Fazenda oferece comida típica mineira com algumas variações gostosas e sofisticadas, incluindo massas e sopas caseiras com um sabor que só a fazenda tem. Durante a semana a casa oferece almoço e jantar e aos finais de semana apenas jantar, com sobremesas deliciosas. Os pães, geleias e queijos são feitos com muito capricho, por isso são deliciosos.

A pousada possui 10 acomodações, tanto para casais ou com camas individuais. Ao menos 75% dos hóspedes são fiéis que passam pela pousada durante peregrinação pelo Caminho da Fé, segundo o proprietário Edison Ferreira Campos de Souza

“Oferecemos um almoço para os fiéis, geralmente frango e algum carboidrato, além de um menu especial para os turistas”, conta Edison, que recebe os hóspedes pessoalmente.

.

SERVIÇO | POUSADA CASA DA FAZENDA

Endereço: Estrada Otávio Pereira de Andrade, 1.500 | Imburucu | Bairro de Áreas | Paraisópolis (MG)

Telefone: (35) 9-8438-3368

Informações: http://pousadacasadafazenda.com.br/

.

Hotel Serras de Minas tem verdadeira

galeria de arte nos corredores

.

Quadro pintado provavelmente com tinta a óleo reproduz fachada do hotel | Reginaldo Pupo / Travel for Life

.

Acomodações são bem confortáveis, com ar climatizado, TV por assinatura e espaçosas camas de casal ou de solteiro | Divulgação

Depois de visitar os pontos turísticos e naturais de Paraisópolis, o final do dia pede um bom descanso revigorante. A cidade oferece uma boa oferta de leitos hoteleiros, que estão localizados na região central ou em bairros rurais.

A cada andar também há uma antessala com decorações que remetem a viagens | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Localizado bem no coração da cidade, próximo a restaurantes, farmácias e supermercados, o Hotel Serras de Minas possui acomodações bem confortáveis, com ar climatizado, TV por assinatura e espaçosas camas de casal ou de solteiro. Para quem está em Paraisópolis a trabalho, os quartos oferecem uma bancada de escritório, com espaço para notebooks e comportam até cinco pessoas, de acordo com a configuração desejada pelo hóspede, desde a suíte double standard, a suíte família e ou apartamentos na modalidade flat.

Charmoso até nos corredores, cada andar que dá acesso às suítes surpreende pela decoração de extremo bom gosto e exposição de quadros, aparentemente pintado em tinta a óleo, fazendo do hotel uma verdadeira galeria de arte.

Em um dos andares, três malas antigas, pintadas com bandeiras dos Estados Unidos e Inglaterra, decoram o ambiente | Reginaldo Pupo / Travel for Life

A cada andar também há uma antessala com decorações que remetem a viagens. Em um deles, três malas antigas, pintadas com bandeiras dos Estados Unidos e Inglaterra, decoram o ambiente, assim com mais quadros flores e plantas.

Em outro andar, a decoração é mais clean. Um dos quadros faz referência às tulipas, flores típicas da Holanda. Em todos os ambientes há confortáveis sofás e revistas dispostas para quem aprecia uma boa leitura.

O hotel é muito bonito por dentro e a limpeza dos corredores, dos quartos e da recepção é impecável. O empreendimento também possui espaço para eventos corporativo e tem amplo estacionamento, todo gramado.

O café de manhã é simplesmente maravilhoso e você pode degustá-lo apreciando o jardim. Pães, bolos, pão de queijo, sucos e queijo fazem parte do cardápio.

Artesanato

Abaixo do hotel, uma loja de artesanatos proporciona aos hóspedes a possibilidade de adquirir lembrancinhas para os familiares. Há variados artigos de decoração para o lar, muitos deles produzidos em madeira

 

SERVIÇO | HOTEL SERRAS DE MINAS

Endereço: Rua Capitão Antônio Augusto de Almeida, 432 – Centro – Paraisópolis (MG)

Telefone: (35) 3651-2282 | (35) 3651-3450

Emailcontato@hotelserrasdeminas.com.br

Site:http://www.hotelserrasdeminas.com.br/

.

Pousada da Praça: um cantinho

charmoso no coração de “Paraíso”

.

O acesso para o salão do café da manhã passa por um bucólico jardim, com bastante variedade de pássaros | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Funcionando em um casarão colonial bem no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz, a Pousada da Praça é referência para quem faz a peregrinação do Caminho da Fé, Mas também recebe turistas e empresários que chegam à cidade para fazer negócios.

No casarão, que tem mais de 100 anos, funciona a recepção. O prédio passou por um processo de restauração e virou cartão-postal para quem visita o centro da cidade.

Parte da recepção, que funciona em um casarão em estilo colonial, que sofreu processo de revitalização | Reginaldo Pupo / Travel for Life

As suítes estão localizadas mais ao fundo, em dois pavimentos. O acesso para o salão do café da manhã passa por um bucólico jardim, com bastante variedade de pássaros, que ainda de madrugada, começam a cantar para a chegada do novo dia.

Então chega a hora de tomar café. Uma variedade de pães, bolos, pão de queijo, entre outras iguarias, à disposição para quem vai enfrentar um dia de passeios e comprinhas pela cidade. Qualidade no atendimento e conforto são duas das qualidades que os hóspedes logo notam ao chegar à pousada, que tem seu interior rústico e aquele ar bem bucólico harmonioso.

Amplo salão do café da manhã | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Devido à sua excelente localização, esqueça o carro e aproveite para fazer uma caminhada para conhecer Aproveite para visitar o Mercado Municipal, que tem o pastel mais famoso da região. Por perto é possível encontrar restaurantes, padarias, barzinhos, farmácias, rede bancária e trailers de lanches..

SERVIÇO | POUSADA DA PRAÇA

Endereço: Praca Presidente Getúlio Vargas, 149, Centro

Telefone: (35) 9-8431-1667 | (35) 3651-2458

http://hotelpousadadapraca.com.br/

 

 

 

.

San Benedetto, um legítimo italiano,

faz sucesso  na terra da comida caipira 

.

O Chef Rudney Andrade, que pilota os fogões do San Benedetto Bistrô, em Paraisópolis (MG) | Foto Divulgação

.

O Polpetone do Benedetto, criação do Chef Rudney Andrade. Iguaria é saborosa e derrete na boca | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Apaixonado pela gastronomia, Rudney Andrade fazia a alegria dos amigos mais próximos quando resolvia mostrar a eles e também familiares os seus dotes culinários. Após tantos elogios pelos pratos saborosos que produzia, fez tanto sucesso que resolveu transformar sua paixão em um negócio.

Inaugurou em dia 5 de janeiro do ano passado, o San Benedetto Bistrô, uma cozinha típica italiana encravada bem no centro de Paraisópolis. O nome é uma homenagem ao santo protetor dos cozinheiros.

O lugar é um charme só, tem um ambiente bastante agradável e aconchegante | Reginaldo Pupo / Travel for Life

O lugar é um charme só, tem um ambiente bastante agradável e aconchegante e impressiona pela alta gastronomia em uma cidade em que a maioria dos restaurantes apostam na comida típica mineira.

Logo na entrada, é possível sentir o aroma de alguma iguaria sendo preparada pelo agora Chef Rudney Andrade, já que a cozinha é propriamente um anexo do restante do salão. São exclusivíssimas sete mesas dispostas no bistrô, que como o próprio nome sugere, na origem francesa, é bem pequeno e totalmente despretensioso, que não dá vontade de ir embora.

Croquete de Carne com geleia de pimenta, em uma “bandeja” de pau-brasil | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Todo bom restaurante tem um prato especial. O Chef Rudney então criou o saboroso e indescritível Polpetone do Benedetto.

Ele é recheado com mozarela, molho de tomate artesanal, produzido com o genuíno “pomodoro” italiano, que passa por quatro horas de redução. O polpetone é simplesmente divino e derrete na boca.

Antes de pedir o carro chefe da casa, experimente as entradinhas. As dicas são a Linguiça Croc com Sour Cream, Bolinha de Queijo Meia Cura com geleia de gengibre, ou o Croquete de Carne com geleia de pimenta, este último servido em uma “bandeja” de pau-brasil, cuja receita tem 70 anos, vinda da avó do Chef.

.

SERVIÇO | BISTRÔ SAN BENEDETTO

Endereço: Rua Silviano Brandão, 1015 | Centro | Paraisópolis (MG)

Horário de funcionamento: sextas-feiras e sábados | das 19h30 às 23h

Informações: (35) 9-9142-9206

Facebookhttps://www.facebook.com/sanbenedettobistro/

.

Estância Mineira: Almoço e jantar em um ambiente rústico

.

Paraisópolis é repleto de restaurantes que têm no cardápio a comida típica mineira. Para os amantes desta culinária tão peculiar, o restaurante e pizzaria Estância Mineira tem uma repleta variedade, cada uma mais gostosa que a outra.

Diante de tantas opções saborosas oferecidas em seu buffet na hora do almoço, fica difícil saber como montar o prato, pois a vontade é experimentar tudo. À noite, os pratos são servidos à la carte, além de pratos executivos e pizzas. Destaque para a Picanha à Estância Mineira.

Outra opção de carne o Filé Mignon à Cubana. Ele acompanha arroz, batata palha, ervilha e banana à milanesa. Um deslumbre só! Para quem aprecia carnes mais leves, experimente o Frango Grelhado à Estância Mineira, com arroz a grega e fritas; ou o Supremo de Frango com Creme de Milho, ou então o Supremo de Frango à Cubana       (arroz, ervilha, batata palha e banana à milanesa.

Se não estiver com muita fome, experimente a variedade de porções que o Estância Mineira oferece: Frango a Passarinho, Amendoim, Batata Frita, Mandioca Frita, Calabresa na Chapa, Filé Mignon, Mussarela Temperada, Picanha, Pernil Grelhado, Provolone à Milanesa, Peixe Frito, Salame, Torresmo, Arroz, Feijão e Tutu.

Uma boa bebida é ótima para acompanhar as iguarias. Escolha entre drinques e doses, sucos, refrigerantes, cervejas e batidas.

O ambiente rústico do Estância Mineira proporciona um ambiente bastante agradável e aconchegante.

.

SERVIÇO | RESTAURANTE ESTÂNCIA MINEIRA

Endereço: Rua Capitão Antônio Augusto de Almeida, 521, centro

Telefone: (35) 3651-1402 | Informações: http://restauranteestanciamineira.com.br/

.

.

Sabor de Minas e a arte de preparar a

saborosa e genuína comida mineira

.

 

Prato feito é bem generoso e tem preço justo | Reginaldo Pupo / Travel for Life

.

Fachada do restaurante Sabor de Minas, ao lado da Igreja Matriz, que é conhecido por preparar a típica comida mineira | Reginaldo Pupo / Travel for Life

O Restaurante Sabor de Minas é conhecido em Paraisópolis pela tradição de preparar a tão famosa e saborosa comida mineira. Mesmo com preço justíssimo, os pratos são bem generosos. Mas a comida é tão leve, que até é possível degustar todo o prato, que, repetimos, é bem generoso.

O arroz, o feijão, tudo muito bem saboroso e temperados na medida certa. Em uma das opções de carne acebolada, além do arroz e feijão, o prato acompanha espaguete, farofa e uma saladinha contendo tomate, alface, cenoura e picles de pepino. Você também poderá optar por carne de frango.

O cardápio é simples e oferece o básico, conhecido como o famoso “prato feito”. O ambiente também é simples e faz lembrar as cantinas italianas. Nesses dias de calor, peça uma bebida gelada e sente-se à mesa no lado de fora do restaurante, que está localizado na Praça da Matriz, ao lado da igreja.

RESTAURANTE SABOR DE MINAS

Endereço: Rua Bueno de Paiva, 1-105 | ao lado da Igreja Matriz

Telefone: (35) 9-9746-2837

Facebook:

https://www.facebook.com/saboordeminass/

.

Espeto e Prosa é ideal para happy hour com amigos

Um lugar bem bacana, descontraído e perfeito para jogar conversa fora e bebericar com os amigos em uma happy hour bem agradável é o restaurante Espeto e Prosa, especializado em espetinhos.

Aos finais de semana, a reunião com os amigos ou familiares fica completa com a música ao vivo.

Mas de segunda a domingo, das 11h30 às 15h, o restaurante oferece almoço e, das 18h30 às 23h o atendimento é à la carte completo.

O cardápio é variado e tem opções para todos os gostos. As pizzas têm massa bem fina e os recheios são generosos.

.

RESTAURANTE ESPETO E PROSA

Endereço: Rua Sete de Setembro 811 – Paraisópolis (MG)

Telefone: (35) 3651-4670

Facebookhttps://www.facebook.com/espetoeprosaparaisopolis/

.

.

 

4 responses on “Os encantos de Paraisópolis (MG) e seus cenários naturais de tirar o fôlego

  1. Fabio disse:

    Boa Noite
    Esqueceram do Morro do Machadao e sua Represa a Segunda maior Represa artificial mais alta do Brasil. Os saltos de Asa Delta e outros
    Da Cidade de Pa raisopolus Mg.

  2. Antonio Hayrton Gusmao. disse:

    Ops surpreso tem coisas aí q nem conheço.
    Vou procurar conhecer
    .

  3. Antonio Hayrton Gusmao. disse:

    Faltaram algumas fotos das belas cachoeiras da minha terra -Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »