2 fevereiro 2019
2 fevereiro 2019,
 0

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

REGINALDO PUPO | Rio de Janeiro

@reginaldo_pupo

.

Não há como não se apaixonar pelo T40, esse SUV médio da JAC Motors, que está há pouco tempo no mercado e já conquistou milhares de corações, especialmente os femininos. São vários os motivos que explicam essa paixão: o conforto, a agilidade, a economia, o design, o prazer em dirigir, entre tantas outras qualidades. E o que é melhor, ele custa entre R$ 64.490.00 e R$ 72.490,00, com câmbio automático, de acordo com a marca.

A chinesa JAC Motors chegou com tudo e a cada lançamento vem surpreendendo pela qualidade dos carros, que brigam em condições de igualdade com seus concorrentes diretos ou, em alguns casos, são até superiores, pois trazem itens de série que não são encontrados em concorrentes semelhantes que, muitas vezes, custam mais caros. Por falar nisso, o custo-benefício de seus lançamentos também costuma chamar a atenção.

Recentemente a JAC lançou o T50, um SUV pouco maior que seu irmão T40. Em seguida, lançou também o T80, um SUV de alto luxo que deverá ser comercializado a partir deste mês de fevereiro; e há algumas semanas iniciou a pré-venda do primeiro SUV elétrico da marca, iEV40, que deverá chegar às concessionárias a partir de junho deste ano. São três modelos de SUV vendidos no mercado, a categoria mais procurada pelos brasileiros.

A Travel for Life testou dois veículos T40, um modelo 2017 e outro modelo 2018. Viajamos por rodovias, estradas de terra, praias, em situações de clima quente e chuva, pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Para você que ama pegar a estrada para viajar com a família pequena, o T40 é ideal e de fato muito econômico. E tem garantia de seis anos de fábrica.

Nos testes feitos pela Travel for Life, em nenhum momento os dois carros fizeram menos que 10km/l, tanto na cidade como na estrada. Com gasolina, a média na estrada foi de 13km/l, mas chegamos a rodar impressionantes 15,6km/ na estrada e 13,8km/l na cidade, mesmo com o câmbio CVT e o ar-condicionado ligado. A economia é uma das maiores vantagens de se adquirir um T40.

Apesar de aparentemente ser pequeno por fora, seu espaço interior é bem generoso. Uma pessoa de 1,80m de altura consegue viajar no banco traseiro de forma confortável, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros. O porta-malas, de impressionantes 450 litros, comporta bagagens médias para quatro passageiros.

O acabamento do carro é impecável e produzido com material de qualidade (soft touch). Ao invés de plástico duro, recebeu material bem macio e emborrachado em seu painel. A disposição do volante, que recebeu costuras na cor vermelha (uma característica dos carros da JAC, que ocorre também nos bancos) garante uma boa dirigibilidade. Porém, é preciso tomar cuidado se a velocidade ultrapassar os 100km/h, pois a direção é extremamente sensível.

Por ser compacto, facilita nas manobras em grandes cidades, com a facilidade do câmbio automático CVT, recém-incorporado ao carro, e do assistente de rampa, além da possibilidade de fazer trocas manuais, simulando as seis marchas.  O conjunto ainda traz o sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo para.

 

Carro tem câmera acoplada e motorista pode gravar no smartphone

Outro item de série é uma câmera frontal, batizada pela marca de Connected Front Camera, que fica localizada atrás do espelho retrovisor interno. As imagens captadas, em alta definição, são registradas no smartphone, por meio do aplicativo “Jac View”, ou em um cartão de memórias que pode ser inserido no equipamento. Essas câmeras já vêm de fábrica na Rússia e servem como prova para casos de processos sobre acidentes automobilísticos.

A JAC caprichou no seu sistema multimídia na versão 2018, após ter realizado algumas alterações. Uma delas é que o espelhamento dos smartphones ocorre mais facilmente. Na versão 2017, muitos usuários se queixavam da falta de espelhamento, principalmente de celulares da Apple. Não encontramos dificuldades na versão 2018 e funcionou perfeitamente. Outro aspecto positivo é a interatividade com o sistema. Ele está bem localizado e evita ter que esticar o braço para alcançá-lo.

Dentro de poucos anos, você vai ouvir falar muito na JAC Motors. Os chineses chegaram para ficar, definitivamente!

 

VEJA MAIS FOTOS DO JAC T40 | Imagens de Reginaldo Pupo / Travel for Life

Locações:

  • Blue Tree Premium Design (Rio de Janeiro)
  • Pousada Casa da Fazenda (Paraisópolis/MG)
  • Pousada Vila Jacaa (Ubatuba/SP)
  • Praia do Prumirim (Ubatuba/SP)
  • Praia São Francisco (São Sebastião (SP)
  • Paraisópolis (MG)
  • Paraty (RJ)
  • Campos do Jordão (SP)

.

.

 

JAC T40 2018 – Ficha Técnica (motor 1.5)

Motor

1.5

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima (cv/rpm)

125/6000 Gasolina 127/6000 Etanol

Torque Máximo (kgfm/rpm)

15,4/4000 Gasolina 15,7/4000 Etanol

Transmissão

Tipo

Manual, de cinco velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente tipo McPherson

Traseira

Semi independente com eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4135

Largura sem retrovisores (mm)

1750

Altura (mm)

1568

Distância entre os eixos (mm)

2490

Capacidades

Porta-malas (litros)

450

Tanque (litros)

42

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1155

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

 JAC T40 2018 – Ficha Técnica (motor 1.5)

Motor

1.6

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1590

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima (cv/rpm)

138/6000

Torque Máximo (kgfm/rpm)

17,1/4000

Transmissão

Tipo

CVT de seis velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente tipo McPherson

Traseira

Semi independente com eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4135

Largura (mm)

1750

Altura (mm)

1568

Distância entre os eixos (mm)

2490

Capacidades

Porta-malas (litros)

450

Tanque (litros)

42

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1155

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »