21 janeiro 2019
21 janeiro 2019,
 0

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

REGINALDO PUPO | Ubatuba (SP)

@reginaldo_pupo

.

Além de saborosa gastronomia, Cannelle capricha na apresentação dos pratos e em cada detalhe, uma verdadeira obra de arte | Reginaldo Pupo/Travel for Life

Ubatuba vem se destacando cada vez mais por se tornar um polo gastronômico badalado no litoral norte.

Novos restaurantes, cafés, pizzarias, gastrobares e sorveterias abriram suas portas nos últimos anos e vêm conquistando cada vez mais a clientela – inclusive turistas – com seus pratos refinados, diferenciados e criativos.

Uma boa parte dos restaurantes de Ubatuba aposta em ingredientes saudáveis e sustentáveis, provenientes da própria cidade, valorizando o pequeno produtor e a gastronomia típica da região.

Um exemplo da valorização da cozinha caiçara é o Cannelle, localizado no point gastronômico ubatubense, a praia do Itaguá.

Logo na entrada, clientes têm uma lojinha com diversos itens para venda, como louças e porcelanas | Reginaldo Pupo/Travel for Life

Cardápio, que lembra um papiro, é elaborado artesanalmente e escrito de próprio punho da chef Michele | Reginaldo Pupo/Travel for Life

O cardápio é sazonal, muda ao menos quatro vezes por ano. Isso ocorre pois o Cannelle depende da disponibilidade dos ingredientes da época, para que os pratos possam ser servidos o mais fresco possível.

“Ele é criado para apresentar novas experiências e sabores a cada temporada e 80% é de produtos locais”, enfatiza a chef e proprietária Michele Gilaberte. Segundo ela, a ideia é que em breve o cardápio ser 100% orgânico.

Tudo impressiona no Cannelle, a começar pelo casarão onde funciona, construído pela própria família de Michele, onde, inicialmente, funcionava como um café. A fachada faz lembrar um casarão colonial do século 17.

Detalhes surpreendentes

Ambiente intimista do Cannelle, que tem capacidade para 30 pessoas, com vista para a orla da praia do Itaguá | Reginaldo Pupo/Travel for Life

Ao entrar no Cannelle, o cliente se surpreende com um espaço rústico, onde há diversos itens para vendas, a maioria artigos de decoração ou para uso em cozinhas, que vão de louças, abajures, panos de prato, quadros, tapetes, filtros de água, balanças e até tripé fotográfico.

O restaurante fica nos fundos da casa, mas de frente para a orla da praia do Itaguá. Nota-se a simpatia e o bom atendimento das atendentes.

A iluminação e o ambiente intimista e aconchegante, com capacidade para 30 pessoas, proporcionam momentos de paz e muita tranquilidade. Um excelente momento para pedir uma bebida bem gelada: cerveja artesanal, caipirinha, caipivodka, caipisaquê, uísque ou sucos naturais.

__________________________________________________________________________________________________________

Concorra a duas viagens com direito a acompanhante e jantar romântico! Veja como, clicando aqui

__________________________________________________________________________________________________________

Uma das sobremesas caseiras do Cannelle | Reginaldo Pupo/Travel for Life

Cardápio e pratos criativos

Não é somente os pratos que recebem uma dose de criatividade e sofisticação. O cardápio, escrito a mão pela chef Michele em uma espécie de “papiro” é mais uma demonstração de criatividade de casa. Dá até dó de desatar o nó para ver as opções deliciosas que o Cannelle tem a oferecer.

Feito isso, experimente algumas das opções de entradas. O couvert tem legumes grelhados ao molho de limão e mel, manteiga temperada e torradas de brioche artesanal. Para esses dias quentes, uma boa pedida são os ceviches. As opções são peixe branco (fresco do dia), banana da terra (vegano) ou peixe com banana da terra.

Fachada do Cannelle, que faz lembrar um casarão do século 18 | Reginaldo Pupo/Travel for Life

A chef Michele Gilaberte, que comanda a cozinha do Cannelle | Reginaldo Pupo/Travel for Life

Para os apaixonados por vieiras, o Cannelle as prepara de forma grelhada, com banana e vinagrete de pupunha. Tartar de salmão com guacamole, polvo com pupunha salteado com batatas e palmito pupunha fresco e bolinho de taioba recheado com queijo canastra são as outras opções de entrada.

Carnes e frutos do mar

A iluminação e o ambiente intimista e aconchegante, com capacidade para 30 pessoas, proporcionam momentos de paz e muita tranquilidade | Reginaldo Pupo/Travel for Life

Aliás, o palmito pupunha é um ingrediente encontrado em vários pratos do restaurante. Na salada da casa, por exemplo, ele faz parte do vinagrete que acompanha as folhas verdes com peixe grelhado. O palmito também está no Atum Selado, que é cru por dentro, com banana da terra grelhada, purê de mandioca e molho de gengibre. A iguaria também faz parte da receita do Escondidinho de Camarão Rosa, com azedinha e a pupunha cobertos com creme de mandioca.

Experimente também a moqueca de peixe, com banana da terra; o Thai (filé de peixe da época, molho de camarões com curry e arroz ao pesto de coentro), Mariscos com fritas (mariscos na concha, ao vinho branco com fritas artesanais) e o Arroz de Frutos (com lula, camarão rosa e mariscos).

Uma variedade de carnes bonitas e suínas também integram o cardápio do Cannelle. A Barrica de Porco, por exemplo, traz molho de goiabada ácida, crispy de bacon e arroz de ora-pro-nóbis. Se a fome for grande, que tal um Medalhão de Mignon, ao molho de vinho tinto com risoto de gorgonzola e folhas de mostarda ou o filé mignon grelhado com massa fetuccine ao creme de cogumelo shitake.

.

SERVIÇO | CANNELLE RESTAURANTE

Endereço: Rua Guarani, 240 – Itaguá – Ubatuba (SP)

Telefone/Reservas: (12) 3833-8921 | (12) 9-9634-1890

Email: cannelleubatuba@gmail.com

Facebookcannelle | Instagramcannelleubatuba

.

.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »