2 novembro 2018
2 novembro 2018,
 0

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

 TEXTO E FOTOS | REGINALDO PUPO

SÃO SEBASTIÃO (SP) | UBATUBA (SP) | GONÇALVES (MG)

.

Estética única e inconfundível

Design com DNA Mercedes-Benz

As férias de fim de ano estão batendo à porta e milhões de brasileiros já vêm planejando suas viagens Brasil afora. Mas quando a viagem é feita com famílias numerosas, isso acaba se tornando um problema, pois muitas vezes há necessidade de utilizar dois carros para conduzir todos os integrantes. Isso significa custo dobrado, se considerarmos os gastos com combustível e pedágios.

A Mercedes-Benz parece ter pensando neste nicho e lançou no mercado brasileiro, há apenas três anos, a van Vito Tourer. Importada da Argentina, tem capacidade para sete passageiros, mais o motorista. Mas também há uma versão com oito lugares para passageiros, mais o motorista. Na mesma “leva”, a marca trouxe para o Brasil a versão furgão, para transporte de cargas.

O Vito vem sendo bastante procurado pelo segmento corporativo, principalmente por redes de hotéis, pois possibilita o transfer de hóspedes para atrativos turísticos e aeroportos. Já a versão furgão é usada por empresas de entrega e transportes, devido à facilidade de locomoção e estacionamento, substituindo os VUCs (Veículos Utilitários Leves), muito usados na capital paulista para entregar na região central.

Vito é aposta da Mercedes para conquistar setor corporativo e grandes famílias que amam viajar | Fotos Reginaldo Pupo / Travel for Life

Apesar dos seus 5.14m de comprimento (menor que uma S-10), o Vito é versátil e não encontra dificuldades para estacionar em áreas urbanas. Também tem facilidade para entrar em garagens subterrâneas e estacionamentos de shoppings. Por pesar menos que 3.500kg, pode ser conduzido por motoristas com habilitação categoria B. Viajamos com um Vito pelas praias do litoral de SP e Gonçalves (MG). Nesta segunda cidade, transitamos por estradas de terra e, mesmo nessas condições, o carro se mostrou bastante silencioso.

Na praia ou no campo, Vito é excelente opção para quem gosta de viajar em família

Conforto

Nossa equipe notou, entre outras características, o conforto e o generoso espaço interno. Com todos os assentos ocupados, os passageiros elogiaram o espaço e até mesmo a possibilidade de reclinar as poltronas, que têm revestimento em couro e possuem cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis em altura. Em quatro dos assentos é possível a montagem de cadeiras de criança com fixações Isofix. Além do motorista, há air bags para todos os ocupantes.

O desenho da Mercedes-Benz Vito confere excelente aerodinâmica ao veículo, o que contribui para economia considerável no consumo de combustível

Segurança

Por falar em segurança, de acordo com a Mercedes, todos os modelos vêm equipados de série com sistemas de monitoramento de cansaço (Attention Assist), de partida em rampa (Hill Start Assist), apesar do câmbio manual; e de vento lateral (Crosswind Assist), como também a mais recente versão do Programa Eletrônico de Estabilidade da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i®, que inclui ABS, ASR, BAS e EBV.

Vito proporciona a proteção do condutor e dos passageiros graças à grande resistência de sua estrutura, em caso de acidentes inevitáveis

Ainda segundo a marca, para evitar colisões traseiras, luzes de freio adaptativas entram em ação. Elas sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás, podendo assim melhorar seu tempo de reação.

Em termos de segurança passiva, o Vito também é exemplar. Se um acidente é inevitável, o Vito proporciona a proteção do condutor e dos passageiros graças à grande resistência de sua estrutura.

As poltronas em couro têm cintos de segurança de três pontos

No compartimento de passageiros da van, os bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade de utilização, podendo aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens. Além disso, na versão Vito Tourer Luxo, o cliente pode desfrutar de bancos em courino, assentos com encosto reclináveis para passageiros, banco para motorista e acompanhante com regulagem de altura, profundidade e inclinação do encosto.

O posto do motorista é um exemplo de funcionalidade: todos os comandos estão ao alcance das mãos, com destaque para o rádio, de série, com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD e, para a versão Tourer Luxo, o volante multifuncional. A isso se soma o conjunto de vários compartimentos, que oferece numerosas possibilidades para guardar objetos, tanto sob o painel de instrumentos, como nas bolsas das portas.

 

 

Van é econômica e design chama a atenção por onde passa

.

O design arrojado, com linhas modernas, expressa a robustez do Vito

Por onde passa, o Vito chama a atenção e atrai olhares curiosos. Afinal, não é comum vê-lo pelas cidades brasileiras, por ser um produto relativamente novo no mercado, mas vem conquistando cada vez mais novos adeptos.

O veículo causa uma impressão estética única e inconfundível. Os elementos de design, especialmente a dianteira do veículo, revelam sua forte ligação com a família de vans Mercedes-Benz e o DNA da marca.

Todos os comandos estão ao alcance das mãos, com destaque para o rádio, de série, com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD

Inicialmente, o Vito está disponível no Brasil em duas cores sólidas (branco e vermelho) e em quatro versões metálicas (preto, prata, cinza e azul).

O design arrojado, com linhas modernas, expressa a robustez do Vito, o que, em conjunto com os faróis, compõe um exemplo da síntese perfeita da forma com a funcionalidade. O desenho confere excelente aerodinâmica ao veículo, o que contribui para economia no consumo de combustível.

Aliás, a economia é outra qualidade do Vito. Mesmo com todos os lugares ocupados, o consumo é relativamente baixo e oferece uma grande autonomia na estrada. A marca disponibiliza o modelo com motor flex (gasolina e etanol).

.

“Carro silencioso e estável”

.

“Carro silencioso, com volante bem equipado, com acesso a controles de volume, telefone, faróis, alertas, limpadores. Tudo muito intuitivo e simples. Dirigibilidade segura, firme, fácil, muito confortável, com painel muito funcional e eficiente.

O veículo se comportou muito bem nas curvas, mesmo nos trechos em que pude andar no limite de velocidade (80km/h). Nestes trechos de maior velocidade, o carro se mostrou muito estável, o que é impressionante quando se pensa num carro de dimensões generosas como o Vito.

Tenho por característica pessoal não gostar muito dos “auxiliadores” de direção (controle de tração, câmbio automático etc). Contudo, a experiência foi muito agradável.

Fiquei surpreso quando, no momento de retomar a direção após uma parada em terreno íngreme, notei que não era necessário utilizar freio de mão, para que o carro não andasse para trás. Ao contrário das expectativas, o carro não recua 1mm durante a retomada graças ao “auxilio de rampa”.

O único ponto fraco da experiência é a posição do banco em relação ao painel: a disposição dos bancos e painel sempre me alertavam de que tinha em mãos um veículo grande e pesado com o banco do motorista não tão integrado ao restante do painel, ocasionando uma distância “estranha”. Às vezes tive a sensação de estar dirigindo um ônibus e não uma Van. Eu compraria, sim, como carro de família”.

Guto Leirião (Publicitário), ex-motorista de van de transporte escolar

.

LOCAÇÕES: São Sebastião (SP), Gonçalves (MG), Pousada Serra Vista (Gonçalves/MG)

.

.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »