17 junho 2018
17 junho 2018,
 0

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

POR REGINALDO PUPO | JÉSSICA AQUINO 

Cidade está situada a 1.500 metros acima do nível do mar | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Criada em 1850, Paróquia Bom Jesus é cartão postal da cidade | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – A pequena e pacata Bueno Brandão, cidade encravada na Serra da Mantiqueira, a 1.500 metros acima do nível do mar, é um daqueles lugares encantadores que convidam para um contato direto com a natureza e, principalmente, com muitas cachoeiras, que compõem cenários cinematográficos.

O turismo ecológico e de aventura são seus maiores atrativos. Hospitaleiros, seus moradores recebem os visitantes com um sorriso acolhedor e fraterno.

A cidade, de pouco mais de 13 mil habitantes e a apenas 160km de São Paulo, se destaca por sua gastronomia mineira e contemporânea, unindo a tradicional comida tropeira e doces maravilhosos, aos pratos mais requintados preparados por chefs especializados. Queijos fresquinhos, excelentes vinhos, cachaças e licores, cafés com sabores encorpados, chocolaterias artesanais, tudo produzido na própria cidade, também se destacam no trade gastronômico local pela excelência na qualidade e no carinho com que são preparados.

Trilhas levam às dezenas de cachoeiras | Reginaldo Pupo / Travel for Life

E ainda se hospedar em hotéis e pousadas que não deixam a desejar, tanto na área urbana quanto na zona rural. No centrinho, ateliês artesanais, barzinhos e restaurantes são uma boa pedida para passeios a pé no fim de tarde.

Conhecida pelos mais saudosos por “Campo Místico”, um dos quatro nomes que a cidade já teve (os outros foram “Bom Jesus da Pedra Fria” e “das Antas”), Bueno Brandão também atrai os amantes do ciclismo.

Muitos desses esportistas saem de outros municípios do Sul de Minas Gerais e de São Paulo para a prática da modalidade.

As estradas de terra em boas condições e o baixo movimento de carros são os chamarizes para os apaixonados pelo pedal.

Igreja Matriz de Bueno Brandão compõe um cenário bucólico e expressa a religiosidade de seus moradores | Foto de Jéssica Aquino / Travel for Life

Religiosidade

O povo de Minas Gerais é conhecido por sua forte religiosidade. E os moradores de Bueno Brandão não poderiam ser diferentes. Restaurada em maio de 2017, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus atrai fiéis não só da cidade, como também de cidades vizinhas.

As instalações deste patrimônio histórico da cidade receberam novas pinturas nas paredes, decorações e ornamentos em seu interior. A igreja também é um dos cartões postais e um atrativo turístico à parte.

A história da cidade também é famosa por suas mudanças de nome ao longo de sua fundação, totalizando cinco nomes. Até hoje alguns moradores se referem pelo nome “Antas” ou pelo neologismo “Zantas”, ou ainda pelo nome Campo Místico. Há alguns anos, o então prefeito do município realizou um plebiscito, tentando retornar o nome da cidade para Campo Místico, mas a população optou por Bueno Brandão, nome do então governador de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, que era um político da vizinha Ouro Fino, cidade da qual Bueno Brandão se emancipou.

.

SERVIÇO| IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS

Endereço: Rua Bom Jesus, 50 – Centro – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 3463-1180/ (35) 9-9902-5747

.

Morador caminha pelas ruas do centro de Bueno Brandão | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Circuito Serras Verdes

Bueno Brandão pertence ao Circuito Serras Verdes, um consórcio turístico que reúne diversas cidades do sul de Minas Gerais e tem como curiosidade o fato de que elas estão distante, entre si, a menos de 20km uma das outras, facilitando o deslocamento, o que oferece a oportunidade de conhecer vários destinos.

Fazem parte do Circuito os municípios de Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Heliodora, Itapeva, Munhoz, Natércia, Paraisópolis, Pouso Alegre, São João da Mata, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Tocos do Moji, Toledo, Turvolandia, São Sebastião da Bela Vista e o distrito de Monte Verde.

Conheça a partir de agora alguns dos atrativos que encantam os turistas que visitam Bueno Brandão e que, quando vão embora, revelam o desejo de voltar sempre. Lembre-se de contratar um guia turístico local. Além de conhecerem bem o lugar onde vivem, trabalham com bastante responsabilidade com os turistas e com respeito à Natureza. Arrume as malas e boa viagem!

 

.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE BUENO BRANDÃO (MG) – CLIQUE AQUI

.

SERVIÇO | CAT (CENTRO DE APOIO AO TURISTA)

Telefones: (35) 3463-2384 | (35) 9-9725-3663

Email: cat@buenobrandão.mg.gov.br | turismo@buenobrandao.mg.gov.br

.

CIRCUITO SERRAS VERDES 

Telefone: (35) 9-8445-0482

Informações sobre todos os municípios: www.serrasverdes.com.br

.

________________________________________________________________________________________________________________________

Os jornalistas Reginaldo Pupo e Jéssica Aquino viajaram com apoio do Circuito Serras Verdes e do Departamento de Turismo da Prefeitura de Bueno Brandão (MG) e Viviane Reis (guia turística)

________________________________________________________________________________________________________________________

.

.

Cachoeiras revelam belezas exuberantes

. 

Cachoeira da Santa Rita | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Lago forma “praia” | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – O município de Bueno Brandão é famoso por suas cachoeiras que revelam belezas exuberantes e cenários cinematográficos e cercadas por vales e montanhas que compõem um dos únicos remanescentes da Mata Atlântica.

Para acessar a maioria das cachoeiras há uma taxa simbólica, entre R$ 5,00 e R$ 10,00, para manter a estrutura básica para receber os visitantes. Algumas são acessíveis por trilhas de fácil acesso. “Em algumas dessas trilhas há uma demarcação nas árvores que indica que naqueles locais a poluição é zero”, conta Viviane Reis, guia turística local.

Os acessos às cachoeiras são feitos por estradas de terra, mas em boas condições, proporcionando até que carros mais baixos e de baixa potência possam chegar aos lugares.

De acordo com a prefeitura, são 22 cachoeiras catalogadas, das 33 existentes na cidade. A maioria, porém, está localizada no interior de propriedades particulares, por isso a cobrança de taxa de entrada para manutenção das estruturas existentes.

Cachoeira dos Luis tem duas quedas paralelas de 60 metros e cenário de tirar o fôlego! Perfeita para a 3ª Idade, por não ter trilhas| Reginaldo Pupo / Travel for Life

A Cachoeira dos Luis tem cenário de tirar o fôlego! São duas quedas paralelas de 60 metros cada, com grande volume de água. A trilha é de fácil acesso, mas está localizada a cerca de 15km do centro, acessando a Estrada Bueno Brandão/Munhoz, via bairro da Santa Rita/Cachoeira.

Duas piscinas naturais permitem um revigorante banho e contato direto com a natureza. É só relaxar, esquecer os problemas e respirar o ar puro, ouvindo o som intenso das duas quedas d´água.

A cerca de um quilômetro dali está a Cachoeira da Santa Rita, com 18 metros de queda, também com grande volume e fácil acesso. Não há trilha para chegar até a queda d´água, o que proporciona que idosos possam contemplá-la sem nenhum problema. Um pequeno lago formado pela queda d´água e um trecho de areia se transformam em uma “praia” natural no lugar. Está a 16km do centro e também se chega até ela pela Estrada Bueno Brandão/Munhoz.

.

Galpão Mineiro preserva a arte da extração de um bom café

.

Em um dos processos de extração do café, o velho coador de pano entrega um café cheiroso e encorpado | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – Depois de um dia intenso de passeios às cachoeiras, ao simpático centrinho e após almoçar em algum restaurante da cidade, a boa pedida para o fim de tarde é degustar um bom café típico mineiro no  Galpão Mineiro.

Os anfitriões Djalma Rocha e Solange Vida fazem questão de atender os clientes, dando dicas e informando sobre as características dos produtos que vendem e até mesmo todo o processo de produção de queijos tradicionais e cafés gourmet, que são a especialidade da casa.

O lugar é um misto de café e lojinha de artesanatos, mas que também oferece queijos de qualidade e cervejas artesanais. A variedade é grande. O cliente encontra desde cachaças, panelas de pedra, enfeites e vinhos; até mel, geleias e doces. O ambiente é bastante descontraído, com clima levemente rústico.

Pães frescos acompanham o café da manhã no Galpão Mineiro | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Queijos premiados e produzidos no Estado de Minas Gerais | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Os amantes do café irão se encantar com a variedade do produto e os mais diversos sabores da bebida, que vão desde os mais suaves até os mais encorpados.

Djama usa seis formas para extrair o café, mantendo suas características originais: Clever, Prensa Francesa, Prensa Italiana, Sifão a Vácuo, Aeropress e Espresso Italiano.

Alguns dos processos de extração datam do início do século 20 e mantêm as características naturais do produto, de acordo com o paladar de cada cliente.

Queijos

Já os apaixonados por queijos irão se deliciar com os três tipos comercializados pelo Galpão Mineiro: o queijo meia cura, proveniente da Serra do Salitre (cidade localizada no Triângulo Mineiro); Queijo Imperial, medalha de ouro no Mondial du Fromage de Tours, o Salão do Queijo, realizado na França; e o Parmesão da Alagoa (MG).

O lugar é um misto de café e lojinha de artesanatos | Reginaldo Pupo / Travel for Life

“O processo de cura do queijo meia cura leva em média seis meses em temperatura ambiente. Já o parmesão da Alagoa é produzido vivo, com leite cru, sem nenhum componente químico. Todos os queijos que vendemos, assim como os artesanatos, são provenientes do estado de Minas Gerais, não comercializamos nenhum produto de fora”, explica o proprietário Djalma Rocha.

.

SERVIÇO | GALPÃO MINEIRO

.

Endereço: Rua da Saudade, 303 – Centro – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 9-9741-8486

Email: galpaomineiro@hotmail.com

Informações: http://www.galpaomineiro.com.br

.

Que tal uma pizza de alface americana?

.

Cantina funciona na Pousada Vizinho das Estrelas, com ambiente rústico e bastante acolhedor | Jéssica Aquino / Travel for Life

Saborosa entrada dá pistas do que logo vem, como pratos principais, com destaques para as várias opções de massas| Jéssica Aquino / Travel for Life

Bueno Brandão (MG)Quem chega a Bueno Brandão logo ouve pelas esquinas da cidade sobre uma famosa pizza, feita com alface. A inusitada iguaria é produzida na cantina da Pousada Vizinho das Estrelas, pelas mãos hábeis da chef Andréa Lépone, que está está 12 anos no ofício, tendo no seu currículo cursos na Itália e Portugal.

A massa da famosa pizza é assada na pedra a 360º, o que garante uma leve crocância. Leva muçarela, molho de tomate, alface americana, molho especial da chef e parmesão. Mas há outros sabores como margherita, napolitana, abobrinha, rúcula, agrião, entre outras delícias. Outros destaques são as pizzas pepperoni e a Calabresa Speciale do Gijo, a segunda mais pedida da casa, de acordo com a chef.

Chef Andréa Lépone produz as massas que compõe o cardápio. Cursos na Itália e Portugal  resultam em boas receitas na casa  | Jéssica Aquino / Travel for Life

Massas

Um cardápio repleto de opções de massas também está disponível aos clientes que disputam o simpático lugar, com destaque para a lasanha rago a bolonhesa, que leva três tipos de carnes ao vinho e molho de tomate. O nhoque de batata ao sugo também é divino! Acompanha pesto de manjericão com ervas.

O tradicional ravioli tem diversos tipos de recheio. Um dos mais pedidos é o de muçarela de búfala, com vários tipos de molhos. Uma excelente pedida é experimentar o Stratinatto da Nona Angelina, uma massa especial criada pela Dona Angelina, avó da chef Andréa, e que faz muito sucesso na casa.

Aliás, todas as massas são artesanais, produzidas ali mesmo. As verduras que compõem as saladas são colhidas na própria horta da cantina, o que resulta em um produto sempre fresquinho.

E por falar em saladas, deguste a que vem acompanhada por pão italiano, pasta de alho e um molho especial da chef, cujo preparo ela guarda a sete chaves.

.

SERVIÇO | CANTINA VIZINHO DAS ESTRELAS

.

Endereço: Estrada Bueno Brandão-Socorro, Km 3 – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 9-9969-5273

Funcionamento: Sábado das 19h à meia noite (pizzaria) | Domingo das 12h às 15h (cantina)

Informações: https://www.pousadavizinhodasestrelas.com.br

.

Pizzas e pratos do restaurante Villa Bueno

homenageiam famílias tradicionais

.

Pizzas levam nomes de moradores e famílias tradicionais de Bueno Brandão | Reginaldo Pupo / Travel for Life

A casa também oferece pratos mais simples | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Casa homenageia famílias que retratam o carinho e a hospitalidade para quem vista a cidade | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – Ao menos 26 pizzas, 15 porções e três pratos que integram o cardápio do charmoso Villa Bueno Pizza & Restaurante, localizado no centrinho da cidade, levam nomes de moradores e famílias tradicionais de Bueno Brandão. Essa prática é comum na cidade. A maioria dos bairros também recebe nomes de moradores ou famílias antigas.

Pizza dos Tenório (aliche, muçarela, molho de tomate, cebola, orégano e azeitonas verdes), dos Vieira (banana em fatias, canela, açúcar, conhaque, salpicada com muçarela) e dos Veiga (geleia de goiaba, queijo minas, salpicado com muçarela) são alguns dos exemplos dos nomes.

A casa também oferece pratos mais simples, como o dos Carneiros (arroz branco, feijão, contra filé, farofa, fritas e salada), o prato dos Chíricos (arroz com bacon, filé à milanesa, fritas e salada) e o dos Almeida (arroz branco, salada, fritas e filé à parmegiana com batata palha).

Curiosidade

Curiosamente, algumas dessas famílias homenageadas frequentam o restaurante e solicitam pratos e pizzas que levam o nome dos parentes homenageados, conta um dos proprietários, o simpático Pedro de Oliveira Filho. É o caso dos Brigagão, dos Amâncio, e dos Batagini. A Família Brigagão, inclusive, foi uma das impulsionadoras da cidade e aliada à Coroa Portuguesa no período pós-independência.

Segundo Pedro Filho, durante a idealização do restaurante, foi  realizado um plebiscito para escolher entre o nome antigo da cidade, “Campo Místico”, ou o nome atual, dado após sua emancipação. Assim nasceu o “Villa Bueno”.

“Aproveitamos para homenagear algumas famílias que retratam o carinho e a hospitalidade dispensados a quem vista a cidade, batizando os nomes dos pratos com os nomes dessas famílias”, explica.

As cervejas Viena Lager, Red Ale e Weiss | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bebidas

Nessas noites frias de outono e, principalmente, nas do inverno que se aproxima, uma boa pedida é degustar alguns dos rótulos de vinho que a casa possui, provenientes do Chile, Itália e Argentina.

Há também os vinhos produzidos em cidades da região do Sul de Minas. No inverno, para harmonizar, peça um caldinho.

Mas se desejar uma cervejinha para tomar com os amigos, peça a artesanal Buena. Na Villa Bueno tem três tipos. Uma delas é a Weiss, produzida com trigo e maltes nobres da Bélgica.

Já a Red Ale tem sabor mais encorpado, maltes nobres e lúpulos do Reino Unido, com sabor agradável, frutado, cor avermelhada e leve amargor. A Viena Lager tem leve sabor adocicado, com notas de caramelo.

O ambiente é agradável e acolhedor. Aos domingos, dia escolhido tradicionalmente pelo brasileiro para degustar pizzas, a casa fica cheia, pois é considerada pelos moradores uma das melhores pizzarias de Bueno Brandão.

.

SERVIÇO | PIZZA & RESTAURANTE VILLA BUENO

.

Endereço: Rua Capitão Eduardo Carneiro, 46, Praça da Matriz – Bueno Brandão (MG)

Funcionamento: Segunda à Sexta das 11h às 14h e das 19h às 23h. Sábados e Domingos das 11h às 15h e das 19h até o último cliente.

Telefone: (35) 3463-2162

Facebookhttps://www.facebook.com/pages/Restaurante-Villa-Bueno/145822632182427

.

Vinícola Fidêncio produz vinhos e licores

com sabores inusitados e tradicionais

.

O vinho de amora é o mais pedido pelos clientes | Reginaldo Pupo / Travel for Life

São ao menos 7 mil garrafas produzidas/ano | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – Já experimentou um vinho produzido com amoras fresquinhas e colhidas no próprio quintal? Na vinícola e alambique Fidêncio, localizada a 11km de centro da cidade, é possível.

A Uva e Vinho Fidêncio é conhecida pelo cultivo de uvas e amoras e produção de vinhos, licores e cachaças artesanais. O vinho de amora é um dos mais pedidos pelos turistas, diz o proprietário Benedito Donizete Domingos, que recebe os visitantes e os deixam bem à vontade, contando “causos” que remetem ao tempo de seu avô Fidêncio, que dá nome ao bairro onde está situada esse lugar lindo e acolhedor.

São ao menos sete mil garrafas produzidas por ano, incluindo os vinhos, licores e cachaça. Esta última bebida é produzida com mel, limão e gengibre. As amoras são cultivadas e colhidas no próprio sítio onde está localizada a vinícola. Nesse inverno que se aproxima, os produtos deverão ter um aumento nas vendas na ordem de 30% a 40%.

Outro produto que tem muita saída é uma iguaria deliciosa, as geleias que também são produzidas no sítio. As de uva e amora são as mais vendidas. São entre 300 a 400 unidades comercializadas por ano.

.

SERVIÇO | VINÍCOLA FIDÊNCIO

.

Endereço: Sítio Asa Branca – bairro Fidêncio – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 9-9917-9658

Informações: https://www.facebook.com/uvaevinhofidecio

Email: ditodony@gmail.com

.

Chocolates Andréia têm variedades e sabores irresistíveis

.

Andréia Floriano comanda a Chocolates Andréia | Jéssica Aquino / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – Na famosa estrada que vai para a cidade de Ouro Fino (MG), imortalizada pela canção “Menino da Porteira”, de Sérgio Reis, está a delicatessen Chocolates Andréia, que produz cerca de 50 tipos de chocolates, entre eles, o belga, meio amargo, ao leite, branco entre outros. Cada um mais gostoso que o outro. Impossível resistir a tantas variedades e sabores.

A proprietária Andréia Cristina Floriano César produz as guloseimas há 10 anos, sendo que cinco deles são dedicados à loja que funciona às margens da rodovia. Os chocolates artesanais têm como diferencial os recheios, que são produzidos na própria loja, e o fato dos produtos não possuírem conservantes.

Nas fotos acima, a proprietária Andréia Cristina Floriano César, e seus doces, que ela produz há 10 anos | Fotos Jéssica Aquino / Travel for Life

“Nossa loja tem como foco a transformação de chocolates artesanais, onde a principal motivação é a satisfação do cliente, visando sabor e qualidade incomparáveis”, declara Andréia, que produz cerca de mil quilos do produto mensalmente.

Parte da produção é comercializada em lojas de Bueno Brandão, Socorro (SP), Borda da Mata (MG) e Inconfidentes (MG). Além dos já conhecidos chocolates, a loja também vende uma diversidade de geleias, queijos meia cura, café gourmet e cachaças artesanais.

.

SERVIÇO | CHOCOLATES ANDRÉIA

.

Endereço: MG 295 Km 10, bairro Furnas, Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 9 9993-3737

Funcionamento: das 8h às 18hs

Email: chocolatesandreia@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/andreia.chocolatesandreia?ref=br_rs

.

Rancho Bela Vista une agradável hospedagem

com saborosa gastronomia típica mineira

.

Os 17 chalés estão espalhados em uma área de 10 mil metros quadrados e situados próximo ao centro | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – Após conhecer a cidade, nada melhor que descansar e recarregar as energias para as atividades do dia seguinte.  Afinal, Bueno Brandão oferece diversas opções, que são impossíveis de ser praticadas em apenas um dia.

Os 17 chalés do Rancho Boa Vista estão espalhados em uma área de 10 mil metros quadrados e situados próximo ao centro, em um lugar mágico. O silêncio da noite e a tranquilidade contribuem para um bom descanso. Em noites estreladas, é possível observar a Via Láctea.  A distância entre uma habitação e outra garante maior privacidade.

Três dos chalés são suspensos e possuem dois pavimentos. No superior há cama de casal e, no andar térreo, uma cama de solteiro. O conjunto ainda tem uma salinha de estar e cozinha completa. Algumas unidades também têm churrasqueiras. Na área externa, uma piscina convida a um mergulho.

O restaurante preza pela qualidade dos produtos que oferece e, para isso, prepara e monta as massas na hora | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Para quem quer apenas petiscar e tomar uma cerveja gelada, existem mais de 30 opções de porções | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Gastronomia

Uma das vantagens de se hospedar no Rancho Bela Vista é que não há necessidade de se dirigir até a cidade para almoçar ou jantar. O empreendimento possui um restaurante anexo, com pratos elaborados que contemplam a gastronomia convencional, sem perder a identidade da culinária mineira.

O restaurante preza pela qualidade dos produtos que oferece e, para isso, prepara e monta as massas na hora, deixando-as sempre fresquinhas e muito saborosas. A lasanha, que pode ser servida nos sabores quatro queijos, bolonhesa ou molho branco, é uma das massas mais pedidas.

O feijão tropeiro permite que o restaurante mantenha as características culinárias que fazem de Minas Gerais um estado conhecido por sua rica comida tropeira. Ele é servido com arroz e suculentas picanhas.

Para quem quer apenas petiscar e tomar uma cerveja gelada, existem mais de 30 opções de porções, com destaque para o filé mignon com molho gorgonzola e iscas de tilápia com molho tártaro, as campeãs de vendas.

Neste outono e no inverno que se aproximam, não deixe de pedir um tradicional fondue. O queijo, a carne e as frutas são servidas na pedra. Peça um vinho para harmonizar.

.

Café da manhã da pousada

SERVIÇO | RANCHO BELA VISTA

.

Endereço: Estrada Bueno Brandão / Monte Sião – Km 1 – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 3463-1636 | (35) 3463-1636 | (35) 9-9954-1898

Email: chalesbelavistamg@gmail.com

Facebookhttps://www.facebook.com/chalesbelavistabuenobrandao/?ref=page_internal

 

.

Serra das Antas produz alguns dos melhores queijos do país

.

Fazenda de caprinos da Serra das Antas | Reginaldo Pupo / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – É inegável que o Estado de Minas Gerais produz alguns dos melhores queijos do planeta. Tanto que seus produtores já conquistaram os prêmios mais consagrados do setor em todo o mundo.

E na pequena Bueno Brandão está um dos melhores produtores de queijo do Brasil. A Laticínio Serra das Antas produz artesanalmente 28 tipos de queijos, produzidos com leites de vaca, cabra ou misto. Para a produção dos produtos são necessários três mil litros de leite de cabra e quatro mil de vaca mensalmente.

Entre os tipos de queijo produzidos estão dos mais simples e populares, como o parmesão, gorgonzola e coalhada seca, aos mais refinados, como o raclette, pont L’Évêque, brie, fromage blanc, entre outros.

O laticínio produz duas fazendas, uma de vaca, localizada a 20km de sua sede, e outra de cabras, dentro do próprio empreendimento, o que garante um leite bem fresco, resultando em alta qualidade dos produtos.

“Todos os queijos são produzidos artesanalmente, devido ao pequeno volume de fabricação. Tudo feito à mão, com bastante segurança, inspeção rigorosa e constante”, garante o proprietário Airton Gianesi da Costa.

Receita original na produção dos queijos é respeitada | Divulgação

Ainda de acordo com Airton, a receita original na produção dos queijos é respeitada. Muitos dos produtos são de origem francesa e italiana. “Os brasileiros que conhecem os queijos de outros países perceberão que nossos produtos têm os mesmos sabores e a mesma qualidade”, completa.

O laticínio mantém uma lojinha para a venda de seus produtos ao consumidor final e havia a previsão, para o final de maio, da inauguração de um restaurante para degustação de queijos.

.

SERVIÇO | LATICÍNIO SERRA DAS ANTAS

Endereço: Sítio Na Morada, Rodovia MG 295, km 140,5 – Furnas – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 3442-1098

Informações: www.serradasantas.com.br

.

Ateliê ministra cursos rápidos para turistas

.

Moradoras de Bueno Brandão durante produção de artesanato no ateliê | Jessica Aquino / Travel for Life

No ateliê também são vendidos alguns dos produtos | Jéssica Aquino / Travel for Life

Bueno Brandão (MG) – Para os turistas que têm dotes artísticos e estão acostumados a trabalhar com artesanato nas horas de folga em suas cidades de origem, não precisarão ficar desesperados quando estiverem a passeio na cidade.

Se a ida para as cachoeiras não rolou por causa da chuva ou sobrou um tempinho em seu roteiro ou simplesmente quer passar tempo, em Bueno Brandão há um ateliê que ministra cursos de pintura e artesanato para turistas.

Na Shirley Ateliê é possível trabalhar com pintura em telas, tecidos, découpage e produzir artes decorativas e presentinhos fofos.

No local também são vendidos alguns dos produtos, como porta-retratos, porta-joias, porta-maquiagens, porta-toalhas, recipientes para guardar sabonetes, linhas de costura, agulhas, entre outros tipos de armarinhos.

A maioria dos produtos é feita por moradoras de Bueno Brandão. Entre 15 a 18 delas se reúnem no ateliê e produzem os produtos por hobby.

Os cursos são ministrados no período da tarde pela professora Shirley Aparecida Basílio. Para os turistas, o curso acontece aos finais de semana e duram poucas horas.

.

SERVIÇO | SHIRLEY ATELIÊ

.

Endereço: Rua Barão de Campo Místico, 346 – Centro – Bueno Brandão (MG)

Telefone: (35) 3463-1110 | (35) 9-9836-7111

Informações: www.artesdashirley.blogspot.com

Facebook: www.facebook.com/shirleybasilioatelie

.

. _______________________________________________________________________________________________________________________

   PUBLICIDADE

.

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »