19 novembro 2017
19 novembro 2017,
 0

Instagram: @travelforlifebr | Facebook: @travelforlifebr | Twitter: @travelforlifebr

.

REGINALDO PUPO e JESSICA AQUINO*

Enviados a Gonçalves (MG)

.

Igreja de Nossa Senhora das Dores, erguida em 1978, é um cartão-postal e ponto de visitantes em Gonçalves | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

A pequena e pacata cidade de Gonçalves, no sul de Minas Gerais, é daqueles lugares que você conhece uma vez e quer voltar sempre! Afinal, o contato direto com sua riquíssima natureza, formada por suas montanhas, araucárias, abundante vida silvestre e poluição zero, te prende de uma forma que você até esquece os dias, as horas, os minutos… Voltar para casa pra quê?

Encravada entre as montanhas e localizada a apenas 210km de São Paulo e a 50km de Campos do Jordão, a cidade é bastante hospitaleira. Seu povo simples e também pacato recebe o visitante como se ele fosse membro da família. Solícitos, gostam de contar “causos” e curiosidades da época em que o centro só tinha ruas de terra e o trânsito era apenas de carros de boi.

Apesar disso, ainda é comum observar idosos e jovens cavalgarem  em grupos durante passeios aos finais de semana. Tudo para preservar a cultura e os bons tempos em que não ainda existiam carros.

Cavalgadas na zona rural de Gonçalves encantam turistas das cidades grandes. Jovens e adultos ficam deslumbrados com tanta natureza | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

Algumas construções existentes no centro de Gonçalves também preservam sua História. Mas, curiosamente, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores é relativamente nova, data de 1978. Geralmente igrejas de pequenas cidades são as construções mais antigas, erguidas junto ou até mesmo antes da fundação desses municípios.

O que fazer

Gonçalves oferece uma variada opção de lazer, gastronomia, ecoturismo, esportes de aventura e artesanatos. Embora este segmento não seja tanto explorado turisticamente, é ideal para os amantes do birdwachting. Nos bairros e na região central, são vários ateliês que produzem e comercializam diversos produtos, como madeiras, bijuterias, confecções em tear, artigos de decoração, pinturas, entre diversos produtos, produzidos com muita criatividade.

Para quem gosta de fortes emoções, o lugarejo, por seu acidente geográfico natural, proporciona a prática de trekking com vista deslumbrante, mountain bike, rapel, escalada e passeios off road. Devido ao seu clima bucólico e rural, um dos passeios mais pedidos são a cavalgada, que passa por vilarejos, lugares pitorescos, em meio a araucárias e hortênsias.

Turismo nas alturas!

Passeio noturno no qual é possível ver a Via Láctea, próximo à Pedra de São Domingos, em Gonçalves (MG) | Foto de Lucas Takano/Divulgação

A Mantiqueira Ecoturismo, empresa certificada pelo Cadastur (cadastro no Ministério do Turismo), o que significa que trabalha com responsabilidade e preza pela segurança, tem diversos roteiros para todos os gostos, com duração de 3h a 5h30 ou de um dia inteiro.

Um deles chama a atenção, o Roteiro Noturno Via Láctea, que pode ser feito com ou sem o por do sol, nas proximidades da Pedra de São Domingos, a 1.700 metros de altura.

Guias possuem conhecimentos básicos em astronomia e turistas têm visão em tempo real das constelações | Foto de Samuel Kikutti/Divulgação

O passeio dura três horas e é recomendado para ser feito entre os meses de abril e setembro, quando o céu está mais limpo. Já o passeio que inclui o por do sol, a duração é de 5h30 no topo da Pedra, a 2.050 metros de altura.

Os guias que acompanham os turistas possuem conhecimentos básicos em astronomia. De posse de uma carta celeste digital, disponibilizada pela agência em um tablet, os turistas têm visão em tempo real das constelações.

A Mantiqueira também disponibiliza binóculos, local apropriado para sentar, com o uso de esteiras e também serve aos participantes chocolate quente, queijo e geleia artesanal. Uma dica para, literalmente, ficar nas alturas!

E durante o passeio, com sorte, é possível observar corujas, lobos guará, cachorros do mato, pacas, jaguatiricas, gatos do mato, entre outras espécies da fauna local. O lugar é perfeito para esotéricos e para quem busca a paz interior. “Nosso foco é em passeios interpretativos, com ênfase em vivências ecológicas”, destaca Thaynara Baumgartner, proprietária da Mantiqueira Turismo.

Cachoeira Sete Quedas, localizada próxima ao centro da cidade e uma das mais procuradas por turistas | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Cachoeiras

E as opções que Gonçalves oferece para os amantes da natureza não param por aí. A cidade possui dezenas de cachoeiras, algumas delas, localizadas bem pertinho do centro. como a Sete Quedas, onde é possível mergulhar; do Cruzeiro e do Retiro, que também têm pequena lagoa que possibilita um relaxante e revigorante banho.

Outra muito procurada pelos turistas é a Cachoeira do Simão. A cidade possui cerca de 30 delas, mas distantes do centro. Algumas delas estão situadas em propriedades particulares, o que impossibilita a visitação.

Para os que gostam de escalada ou de apenas estar “perto” do céu, Gonçalves possui diversos picos e falésias, que proporcionam um cenário deslumbrante, digno de filmes.

Vale a pena conhecer a Pedra Chanfrada, Pedra do Forno, Mirante do Cruzeiro, Atrás da Pedra, Pedra do Barnabé, Pedra do Grotão, Pedra da Balança, Pedra da Divisa, Pedra Vista Aérea e Pedra Bonita.

Algumas têm fácil acesso, outras não. Em todo caso, vá sempre acompanhado por um guia local.

.

SERVIÇO | MANTIQUEIRA ECOTURISMO

Endereço: Avenida Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, nº 165 (Avenida do Portal)

Telefones: (35) 3654–1390 | (35) 9-8436–9548 (WhatsApp) | (35) 9-9840–5248 (WhatsApp)

Emails: contato@mantiqueiratur.com.br | mantiqueiraecoturismo@hotmail.com

Informações sobre roteiroshttp://www.mantiqueiratur.com.br

.

VEJA MAIS FOTOS DE GONÇALVES (MG)

.

Gastronomia se destaca pela variedade e qualidade

.

Ao menos 21 expositores dos mais variados segmentos da gastronomia participaram do festival nesse ano | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

Uma das atrações de Gonçalves é sua gastronomia, que a torna famosa por seus restaurantes, gastrobares e botecos, com cardápios variados, que passam da tradicional comida típica mineira a pratos super elaborados que não perdem em nada para as mais refinadas casas de São Paulo.

Aliás, os paulistanos sentem-se em casa quando degustam pratos mais requintados, como é o caso do restaurante Sauá e do Bistrô Café com Verso. Mas também se deslumbram com casas como o restaurante Janelas com Tramela, com clima rústico, música ao vivo e petiscos (leia reportagem sobre os três estabelecimentos abaixo).

Música reuniu público de todas as gerações durante os dois finais de semana do festival | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Outro detalhe é que grande parte dos restaurantes de Gonçalves tem uma grande preocupação em produzir comidas saudáveis. Alguns deles têm pratos com ingredientes orgânicos, livres de agrotóxicos. E grande parte desses ingredientes é produzida ou na própria cidade ou em municípios vizinhos.

A variedade gastronômica de Gonçalves motivou a criação do Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, voltado para a comida típica mineira, e que nesse ano entrou em sua sexta edição. Organizado pela Gonçalvestur – Associação Pró-Turismo de Gonçalves,  o evento, realizado entre os dias 27 a 29 de outubro e de 2 a 5 de novembro, movimentou a economia local e reuniu 21 expositores, entre bares, restaurantes, botecos, lanchonetes e cervejarias artesanais, com música ao vivo diariamente.

.

Sauá mescla gastronomia moderna com receitas da culinária local. Vista panorâmica é de tirar o fôlego!

.

Trutas são grelhadas no fogão a lenha, tornando a iguaria ainda mais saborosa | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Tábua de queijos é uma boa pedida antes de pedir o prato principal | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

O ritmo frenético na cozinha do Restaurante Sauá denuncia a grande demanda por pedidos de clientes ansiosos por degustar alguns dos mais variados  e saborosos pratos que a casa produz.

A grande procura tem uma justificativa. O Sauá é um dos mais conceituados restaurantes de Gonçalves e conhecido por misturar técnicas da cozinha contemporânea, nas quais as receitas são preparadas com ingredientes da culinária local. O cardápio oferece opções tradicionais já conhecidas pelo público, mas com um toque mineiro.

Escalope de contra filé ao molho de shitake, acompanhado por risoto produzido com queijo de cabra | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Um exemplo é o escalope de contra filé ao molho de shitake, que vem acompanhado por um suculento e saboroso risoto produzido com queijo de cabra. Há também o medalhão de contra filé, que é acompanhado por arroz ou tutu, couve e refogados da própria horta do restaurante, o que garante que tudo saia bem fresquinho. Outro prato tradicional que leva um toque mineiro é o ravioli de galinha caipira ao molho de laranja, com crocante de bacon.

Mas antes do prato principal, solicite ao atendente a tábua de queijos. Vem fatias de meia cura produzido no Sertão do Cantagalo, bairro rural de Gonçalves. Uma das sequências de queijos tem leve toque de vinho carbenet. As fatias são envolvidas pela bebida durante 20 dias.

Outra sequência é servida defumada no fogão a lenha, em galhos de aroeira e empanada na farinha de milho. Ficam bem crocantes. Mas também são deliciosos se mergulhados nos molhos chutney de tomate, barbecue de goiaba e pesto de manjericão, que já vêm na tábua. Todos produzidos pelo próprio restaurante.

Vinhos à venda na entrada do restaurante | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Cerveja ZalaZ tem leve sabor de maracujá | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

Detalhe de um dos vinhos à venda ! Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Para harmonizar com os queijos, peça uma cerveja ZalaZ, de estilo americano e produzida com trigo. Ela é suave, refrescante e perfeita para acompanhar pratos leves.

A bebida tem leve sabor de maracujá, cultivado de forma orgânica nos pomares da Fazenda Santa Terezinha, localizada na vizinha cidade de Paraisópolis (MG), onde também é feita a produção da cerveja.

Por falar na loira gelada, se o clima estiver romântico e friozinho, solicite alguns dos rótulos de vinho da adega do Sauá. Há garrafas de nacionalidades como argentina, chilena e portuguesa. Os rótulos também estão à venda caso queira levar uma unidade para o hotel ou pousada e degustá-la em frente a uma lareira. Para fechar o dia ou a noite, uma boa pedida para sobremesa é o brownie com lascas de pé de moleque, com sorvete artesanal de creme.

Ambiente aconchegante

Sofás e uma rede diante da lareira convidam a um descanso | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

As amplas janelas envidraçadas do Restaurante Sauá proporcionam uma deslumbrante vista para a serra do Sertão do Cantagalo. O restaurante está situado a 1.650 metros de altitude, em uma área de preservação ambiental.

Para quem gosta de clima rural e cenários bucólicos, vai se deliciar no caminho para o restaurante, já que a estrada de terra passa por pastagens, casinhas de pau a pique com chaminés e muito verde.

O salão é todo amadeirado – assim como seu piso – e na entrada há vinhos, geleias e aguardentes expostos para venda. Sofás e uma rede diante da lareira convidam a um descanso após merecida refeição. Para dar mais originalidade ao clima rústico do lugar, um fogão a lenha está ali, sempre aceso, para algum capricho a mais da cozinha, como grelhar trutas. Aliás, o fogão é utilizado por hóspedes da Pousada Bicho do Mato para que eles mesmos preparem o tradicional café da manhã mineiro. A pousada é anexa ao restaurante e pertence à mesma família.

O chef do Sauá e professor do Senac, Vitor Pompeu | Foto Divulgação

Perfil do Chef

Vitor Pompeu pilota profissionalmente fogões há 15 anos e já passou por renomados restaurantes da capital paulista, como Serafina, Vila Über, Armazém da Vila, Seo Gomes, Giramundo, El Botin, Dalva e Dito e D.O.M. Atuou também em casas do Vale do Paraíba. como o Sant’Onofre e Avelina. O chef atualmente é professor de gastronomia do Senac de Campos do Jordão (SP), onde foi aluno.

Seu estilo de cozinha mistura técnicas e montagens sofisticadas com elementos das cozinhas latino americana e regional caipira. Foi um dos idealizadores do Festival de Gastronomia & Cultura da Roça, em 2011, quando era membro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Gonçalves. 

O chef foi o vencedor do concurso Talentos Gastronômicos, em 2010, promovido pela Abaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia). 

 

.

VEJA MAIS FOTOS DO RESTAURANTE SAUÁ

.

.

SERVIÇO | RESTAURANTE SAUÁ

Endereço: Estrada Sertão do Cantagalo, km 7,5 – Bairro Sertão do Cantagalo, Gonçalves (MG)

Telefone/Reservas: (35) 3473-3141 | (35) 9-9976-9970 (WhatsApp)

Funcionamento: de quinta a domingo | Café da manhã das 8h às 10:30h (aos finais de semana ou com reserva) |
Almoço das 12h às 16h | Jantar das 19h30 às 22h. Para os demais dias da semana (segunda a quarta), sob consulta.

​Informações:  contato@restaurantesaua.com.br | www.restaurantesaua.com.br

.

Charmoso e com ambiente agradável, Bistrô Café com Verso preza pela produção artesanal de seu cardápio

.

Jantar romântico a luz de velas com a melhor vista para o centrinho de Gonçalves e para a igreja Nossa Senhora das Dores | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Os amantes da gastronomia saudável certamente irão adorar o Bistrô Café com Verso, localizado bem no centrinho de Gonçalves.

Assinado pela chef Patrícia Lopes, formada pelo Le Cordon Bleu, de Londres, o cardápio traz uma variedade de produtos produzidos artesanalmente, garantido maior qualidade dos insumos e ingredientes utilizados no preparo das receitas e mais sabor para o consumidor final.

Ravioli verde com mussarela

Risoto de açafrão da terra

Com isso, é possível degustar raviolis, risotos, sopas, quiches, pães, croques, tortas, waffes, bolos e doces de forma artesanal.

O menu degustação da casa é divino. A entrada pode ser escolhida entre saladas de folhas orgânicas, ceviche da mantiqueira ou quinoa com ratatouille.

Como prato principal, as opções são linguine com shitake, ravioli verde com mussarela de búfala ao molho de tomates frescos, penne a la butera (com opção sem glúten), ravioli de pera e queijo gorgonzola na manteiga de sálvia, risoto de funghi secchi ou risoto de açafrão da terra com linguiça.

Amplo salão envidraçado tem a melhor vista do centrinho da cidade. Enquanto clientes aguardam pedidos, podem escolher entre os 1.000 títulos de livros à disposição | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Comidinhas

O cardápio oferece ainda uma série de opções de comidinhas, saladas, massas, omeletes e, claro, cafés especiais.  No friozinho, uma ótima pedida é o fondue suíço, que pode ser acompanhado por vinho. A lareira existente no amplo salão envidraçado, que oferece a melhor vista para o centro da cidade, torna o ambiente ainda mais aconchegante, acolhedor e romântico.

O ambiente, aliás, chama a atenção pelo misto de bistrô com livraria, conforme sugere o nome do lugar. De algumas das mesas, é possível observar o vai e vem de pássaros ao entardecer, entre as árvores que tornam a principal praça do centro ainda mais bucólica.

Enquanto o cliente aguarda seu pedido, pode escolher entre os cerca de mil títulos de livros nas diversas prateleiras, que são cuidadosamente atualizados pelo proprietário da casa, Maurício Gabrieli Neto, que trouxe, após uma temporada na França, receitas especiais de bistrôs que visitou. O atendimento é feito por simpáticas e educadas atendentes. Antes mesmo de você pensar em chamá-las, elas já estão à sua mesa, prontas para atender.

.

VEJA MAIS FOTOS DO BISTRÔ CAFÉ COM VERSO

.

.

SERVIÇO | BISTRÔ CAFÉ COM VERSO

Endereço: Praça Monsenhor Dutra, 246 – Centro – Gonçalves – MG
Teleofone(35) 3654-1241
Horário de funcionamento: Quintas e sextas, das 13h às 22h | Sábados, Domingos e Feriados, das 12h às 22h

Janelas com Tramela é um lugar descontraído para petiscar, bater papo com amigos e ouvir boa música

.

Ambiente rústico e descontraído são um convite para bebericar com os amigos e ouvir boa música | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

Depois de cavalgar diante da natureza, tomar banho de cachoeira, fazer caminhadas e até escalar em Gonçalves, nada melhor do que um lugar descontraído para tomar uma cerveja, petiscar e jogar papo fora com os amigos.  Ou simplesmente relaxar.

O endereço ideal é o Janelas com Tramela, um gastrobar charmoso e descolado situado no burburinho de Gonçalves. Ele é frequentado pelos intelectuais locais e turistas e é uma (se não a única) opção de bar aberto até mais tarde, no centro.

E o ambiente não poderia ser mais propício. O restaurante Janelas com Tramela funciona em uma casa de esquina, construída em estilo colonial, e, portanto, tem clima rústico que combina bem com a comida típica mineira, servida a la carte.

Antes que você se pergunte….sim! As janelas têm tramelas! Os dois ambientes (varanda com vista para a rua e salão interno) são descontraídos, o que proporciona um bem estar e faz o cliente sentir-se em casa. O destaque fica para os pratos triviais individuais. O chamado “Os Residentes” tem as opções de frango grelhado, carne seca com abóbora, mignon ao molho madeira, truta grelhada com alcaparras ou omelete vegetariano.

Música ao vivo descontrai clientes, enquanto degustam cervejas artesanais e drinques | Foto de Jessica Aquino/Travel for Life

Para o prato do dia, tem desde panquecas e frango com requeijão, a frango a moda caipira. Às quartas-feiras, a pedida é uma suculenta feijoada. A carta de cervejas artesanais oferece opções para todos os gostos, desde os sabores mais leves, até os mais encorpados.

Também há opções de cachaças artesanais e drinques. Para harmonizar, entradinhas e petiscos. Caso a fome seja leve, que tal experimentar o sanduíche de pernil ou o  hambúrguer da casa? Escondidinho de carne seca ou vegetariano também é uma boa pedida. Se os kids estiverem juntos, a casa tem pratos infantis e pizza.

À noite, o clima descontraído dá lugar à boa música. Artistas locais e regionais revezam-se no pequeno palco para entoar músicas regionais, MPB, rock clássico e baladinhas internacionais.

.

VEJA MAIS FOTOS DO JANELAS COM TRAMELA

.

.

SERVIÇO | RESTAURANTE JANELAS COM TRAMELA

Endereço: Rua Coronel João Viêira, 65,  Centro – Gonçalves – MG

Telefone: (35) 3654-1279

Informações: https://www.facebook.com/pages/Janelas-com-Tramela-Boteco-Gon%C3%A7alvesmg/143489542491289

.

Encantadora, bucólica e cinematográfica, Pousada Serra Vista é ideal para quem quer desconectar do mundo

.

Alguns dos chalés têm hidromassagem. Além de aquecer em dias frios, lareiras dão um toque especial, criando um clima romântico para casais | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Encantadora, cinematográfica, divina, surpreendente, bucólica, maravilhosa, inesquecível… !!! São muitos os adjetivos para definir a Pousada Serra Vista, localizada na zona rural de Gonçalves, mas a apenas 4,5km do centro.

Um lugar mais que perfeito para quem quer fugir das grandes cidades para descansar, desconectar do mundo exterior e encontrar sua paz interior.

Encravada entre vales e montanhas, a 1,5 mil metros de altitude, a pousada tem um cenário paradisíaco por todos os lugares por onde se olha.

Todos os 12 chalés são cercados por muito verde e o ar bucólico te convida para um belo descanso. Por falar em relaxar, sete dos 12 chalés possuem hidromassagem, alguns deles com vista panorâmica para as montanhas. Cinco deles têm terraço envidraçado com vista privilegiada. São 120 mil metros quadrados de área verde protegida.

Chalés têm vista panorâmica e privilegiada das montanhas e são cercados por muito verde | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Relax

Se a ordem é descansar, aproveite  o charmoso espaço com jardim localizado em frente à recepção, que possui um mirante para quem quiser contemplar a natureza e a imensidão de araucárias, espalhadas por toda a parte.

Ou descanse em redes coloridas instaladas num bangalô, no caminho para os chalés, para relaxar após o almoço ou simplesmente para colocar a leitura em dia.

O elogiadíssimo café da manhã é servido em um salão oval que possui uma visão privilegiada das montanhas, de quase 180 graus, passando aquela gostosa sensação de estar, de fato, tomando um café típico mineiro… em Minas! Redundâncias à parte, o hóspede pode servir-se de pães (a maioria artesanais, produzidos na própria pousada), tortas, frios, bolos, queijos, sucos, cereais, variedades de frutas, doces e biscoitos. Os hóspedes têm a opção de solicitar omeletes e ovos mexidos feitos na hora.

Chalés

Os chalés são primorosamente bem cuidados e espaçosos. A distância entre uma unidade e outra garante maior tranquilidade e privacidade.

Alguns deles, por fora, expõem sua construção feita de tijolinhos à vista e, por dentro, têm uma característica rústica, que harmoniza com o lugar.

Cada unidade tem seu estacionamento próprio. Os lençóis térmicos são bem eficientes em dias de frio, mas a lareira, próxima da cama e bem centralizada, aquece bem todo o ambiente.

À noite, com céu limpo, é possível ver a Via Láctea, já que há pouca iluminação nas dependências da pousada. É possível ouvir o canto de aves de hábitos noturnos.

.

VEJA MAIS FOTOS DA POUSADA SERRA VISTA

.

.

SERVIÇO | POUSADA SERRA VISTA

Endereço: Estrada Gonçalves/São Sebastião das Três Orelhas, km 5,5 – Bairro Boa Vista – Gonçalves (MG)

Telefone: (11) 9-8196-3880

Informações: www.pousadaserravista.com.br

Pet Fryendly: pequeno porte + taxa

Café da manhã:  incluso

Estacionamento: SIm

Não aceita cartões de crédito, débito e cheques

.

Pousada Espelho D´Água oferece hospedagem de frente para cachoeira e deck contemplativo para as montanhas

.

Além dos românticos chalés, toda a área externa da pousada é um convite ao descanso e ao relaxamento | Foto de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Imagine acordar após uma noite maravilhosa de sono, abrir as janelas e a porta e dar de cara com uma linda cachoeira?

Na Pousada Espelho D´Água isso é possível, pois alguns de seus chalés estão de frente para a Cachoeira Sete Quedas, uma das mais procuradas e um dos principais atrativos turísticos de Gonçalves. Dormir com o som da queda d´água torna o sono ainda mais revigorante.  Os chalés que têm essa visão privilegiada possuem um deck contemplativo. Um convite para um brinde a dois ao por do sol neste verão que se aproxima.

A  pousada tem 11 chalés, nas categorias  duplex luxo, luxo com vista para a cachoeira, luxo com vista para a Serra da Mantiqueira e Vale Conjugados.

Todos são equipados com lareira, hidromassagem, deck panorâmico, cama queen size e aquecimento a gás. Algumas unidades com hidro tem “parede” envidraçada com vista para o verde. O empreendimento está localizado a cerca de 1,3 mil metros de altitude e a um quilômetro do centrinho da cidade.

Em sua área externa, há um deck contemplativo fixado ao pé de uma árvore, de onde é possível observar a serra, as casinhas com suas chaminés e os gados pastando em pequenas fazendas. Um convite ao relaxamento e à reflexão. É possível ouvir, ao mesmo tempo, a cachoeira e o canto dos pássaros. Tudo para deixar os problemas na cidade grande e aproveitar o descanso.

Nas fotos ao alto, chalé com hidromassagem com vista panorâmica (esq). À direita, varanda com rede para descanso. Acima, um dos chalés com espreguiçadeira e vista para a serra | Fotos de Reginaldo Pupo/Travel for Life

Mas ainda há outras opções para quem quer se desplugar. Um redário, localizado num ponto mais privativo da pousada, pode ser utilizado para leitura ou simplesmente para um chá da tarde. Uma simples caminhada, acompanhada por pássaros de diversas espécies, já é compensador.

Agora imagine almoçar e ver a cachoeira de camarote!? O restaurante tem salão espaçoso e envidraçado. Sua varanda oferece uma vista fantástica da Cachoeira Sete Quedas e também para os morros que circundam o empreendimento. À noite, são servidos caldos e massas. Assim, dá para degustar os pratos sem pressa e sem precisar sair da pousada.

 

,

VEJA MAIS FOTOS DA POUSADA ESPELHO D´ÁGUA

.

.
SERVIÇO ! POUSADA ESPELHO D´ÁGUA
Endereço: Estrada de São Sebastião, km 1 – Gonçalves (MG)
Telefone:  (11) 9-9545-1454
Email: faleconosco@pousadaespelhodagua.com.br
 .
________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE COMER E SE HOSPEDAR EM GONÇALVES: A  Associação Pró-Turismo de Gonçalves (Gonçalvestur) tem entre seus associados hotéis, pousadas, restaurantes e receptivos turísticos, além de dicas sobre passeios e fotos da cidade. Consulte o site da entidade antes de arrumar as malas: http://goncalvestur.com.br/
________________________________________________________________________________________________________________________
.
.

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »