22 setembro 2017
Categoria Gastronomia
22 setembro 2017,
 0

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

Gonçalves (MG) – Os amantes da tradicional culinária típica mineira tem vários motivos para prestigiar o 6º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que será realizado na pacata e encantadora cidade de Gonçalves (MG), a 200km de São Paulo. O evento pretende reunir a comida típica e a tradicional hospitalidade do povo mineiro, numa forma de aproximar as pessoas e criar laços.

Os organizadores do festival criaram um conceito no qual os restaurantes participantes devem utilizar em suas receitas algum ingrediente local ou regional, como forma de valorizar a cultura gastronômica.  Nesse ano, o tema “Na Mantiqueira tem…” busca alavancar profissionais, costumes e produtos característicos locais.

Delícias da Carla Quituteira, que participará do 6º Festival Gastronômico de Gonçalves (MG) | Fotos de Roberto Torrubia/Divulgação

De acordo com Fernanda Kurebayashi, membro do comitê-gestor do festival, cada participante irá interpretar e expressar ao seu modo as influências da topografia montanhosa, o clima romântico e a riqueza do meio ambiente característico da serra, explica ela, que também é presidente da Associação Pró-Turismo de Gonçalves (Gonçalvestur).

Nesse sentido, os expositores são convidados a despertar a memória dos fazeres e ao mesmo tempo romper estereótipos e apresentar versões vegetarianas da culinária mineira. “Há a ideia de que a comida só é mineira quando tem carne e é pesada. Nessa edição do evento, propusemos o desafio de criar versões leves e aproximar o segmento vegetariano e vegano, normalmente esquecido e tratado com certa impaciência”, completa.

Comida mais suave, como a do Boteco do Japão, tirará estigma de que comida mineira é “pesada”. Neste ano, participantes terão o desafio de criar versões leves e aproximar o segmento vegetariano e vegano

Comer, beber e aprender 

Em um ambiente descontraído e informal, 21 estandes de expositores locais transformam a Praça dos Sabores em uma grande festa, que aproxima, abraça e acolhe ao redor da mesa, enquanto oferta uma enorme variedade de pratos, petiscos, lanches, sobremesas, quitutes, bebidas e produtos que privilegiam e resgatam a culinária rural.

Entre um intervalo e outro da comilança, a Casa dos Saberes, Espaço Cultural do evento, oferece uma intensa programação de atividades, entre pagas e gratuitas, que permite a vivência de experiências e conhecimentos, por meio de oficinas, palestras, workshops, degustações, cozinha-show, contação de histórias, fotografia, turismo, música, jardinagem, tanto na área de gastronomia quanto cultural, incluindo visitas a produtores locais.

E se isso não for suficiente para descontrair, há ainda apresentações artísticas para todos os gostos. De manifestações culturais tipicamente brasileiras, como o maracatu, congada e os bucólicos e melodiosos desfiles de carro de boi aos shows musicais que contemplam a variedade de ritmos, da moda de viola e roda de viola (jamsession) ao MPB, sertanejo, voz e violão, forró e pop & rock.

O Festival

Desde 2011, com apoios e patrocínios, o festival assumiu a condição de grande evento econômico, gastronômico e cultural de Gonçalves, ao lado das festas religiosas. Movimenta diversos setores da economia local e regional, tais como hotelaria, alimentação, comércio e serviços, promovendo visibilidade nacional ao município nas áreas de turismo, gastronomia e cultura. Em suas cinco edições, recebeu mais de 30 mil visitantes, oriundos de 40 municípios dos estados paulistas, mineiros e fluminenses. 

Gonçalves está em volta à natureza, tem temperatura agradável durante o verão e noites bem agradáveis | Foto Divulgação

Gonçalves 

A cerca de 200 km da capital paulista e vizinha da badalada Campos do Jordão (SP) – 68 km -, a bucólica cidade está cravada na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais. Suas trilhas cercadas por natureza exuberante levam a cachoeiras cristalinas e picos que podem alcançar mais de 2.000 metros de altura.

Verões suaves e invernos rigorosos (com fortes geadas), atraem diversos tipos de turismo, do ecológico ao aventureiro, do familiar ao romântico, que contam com uma infraestrutura de pousadas confortáveis e charmosas e diversas opções de bares e restaurantes, ue oferecem desde o mais simples ao típico e contemporâneo.

.

SERVIÇO | 6º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves 

Data:  27 a 29 de outubro e 02 a 05 de novembro de 2017

Local: Clube Recreativo de Gonçalves – Rua Coronel João Vieira, 155 – Centro

Realização: Associação Pró-Turismo de Gonçalves – www.goncalvestur.com.br

 

Apoio e Patrocínio: 

Prefeitura Municipal de Gonçalves | Circuito Serras Verdes do Sul de Minas | Sebrae MG | Perdigão

Informações:

Sitehttp://www.gastronomiagoncalves.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/festival.gastronomia.goncalves/

Facebook: festivaldegastronomiaeculturadarocadegoncalves

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »